Um duro golpe para o Aeroclube e o SkyDive de Resende

Aeroclube (acima) e SkyDive travam disputa com prefeitura para permanecerem funcionando

O drama dos paraquedistas do SkyDive e dos sócios do Aeroclube parece não ter fim. No último dia 22, foi publicada nas redes sociais uma imagem que mostra o dia em que uma oficial de justiça chega ao local com um mandado de desocupação imediata da área.

O motivo seria o mesmo que há algum tempo vem preocupando aqueles que praticam o paraquedismo ou precisa ministrar cursos para aviação comercial: a ação de desapropriação que a Prefeitura de Resende tenta promover  desde a administração anterior.

O presidente do Aeroclube, João Gonçalves, que opera junto com a entidade de paraquedismo, confirmou a notícia, em entrevista ao jornal BEIRA-RIO. “Uma oficial de justiça estiveram nas três principais escolas de paraquedismo (SkyDive) e lacrou os ambientes de trabalho daquelas escolas, cumprindo decisão (mandado) da Justiça”, diz.

A desocupação, segundo Gonçalves, foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Mas ele acrescenta que o Aeroclube está recorrendo da decisão em segunda instância.

– Por ação de nossa assessoria jurídica, como não houve aviso sobre a ação de paralisação das atividades das entidades, foi feito um apelo a Justiça para que um prazo de oportunidade para entendimento entre as partes fosse estabelecido – responde o presidente.

Ação foi realizada na semana passada

O pedido de prazo foi aceito pela justiça, que marcou uma reunião de conciliação para o dia 20 de março. Até lá, o presidente garante que as entidades tentarão minimizar os prejuízos ocasionados pela “paralisação intempestiva” às atividades desenvolvidas no local.

Gonçalves lamenta o ocorrido. O presidente vê o ocorrido com o Aeroclube como uma “grande desgraça para Resende e para o aerodesporto no Estado do Rio de Janeiro”.

– Deixaremos de gerar recursos para o município. Nossas escolas movimentam hotéis, restaurantes e lojas a cada final de semana ou evento civil ou militar que realizamos. O Aeroclube de Resende, que completa 77 anos agora em agosto, é o último aeroclube que restou no estado (…). O grande prejuízo aos alunos já matriculados e realizando seus cursos de formação na pilotagem elementar e avançada. Muitos terão grande aumento de despesas e perda de continuidade na proficiência de voo – lamenta.

Ele destaca que é lamentável ver “que 77 anos de aviação civil com sucesso e profissionalismo poderá ser entregue a quem não entende nada do ramo”. E teme que “poderá trazer sérios problemas de segurança e falta de competência” para o aeródromo.

No caso das atividades do SkyDive, a ação também pode causar prejuízos, uma vez que a atividade tem vários adeptos e afetará uma das fontes de turismo e prática de esportes radicais para Resende.

PREFEITURA PEDE REINTEGRAÇÃO

A novela envolvendo a prefeitura e o Aeroclube e o SkyDive se estende desde junho de 2013, quando a fiscalização de Postura da Prefeitura de Resende esteve na sede do Aeroclube, alegando algumas irregularidades e com ordem de interdição das atividades e lacração das instalações.

Durante esse período, em abril de 2015, a justiça deu ganho de causa para a Prefeitura de Resende. Em maio, no entanto, ela teve uma liminar que pedia a reintegração negada. Em julho do mesmo ano, o Executivo anunciou que pretendia realizar uma concessão na área do aeroporto.

No entanto, a primeira tentativa de realizar a licitação fracassou, devido à falta de concorrentes. Na segunda, o presidente do Aeroclube e a empresa Posto de Abastecimento Luz do Oriente Ltda., concorriam, mas João foi inabilitado a participar e a entidade entrou com recurso na justiça alegando irregularidade na realização da licitação.

Em 2016, o Aeroclube recebeu uma nova ordem de desocupação, mas recorreu e teve a liminar derrubada pela justiça. Em julho do ano passado, os advogados dos representantes do Aeroclube confirmaram que entraram novamente na justiça contra a licitação realizada.

A equipe do jornal BEIRA-RIO tentou entrar em contato com a Prefeitura de Resende para falar sobre a decisão da justiça e o que pretende fazer com área do aeroporto, mas até o momento não obteve resposta.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

One thought on “Um duro golpe para o Aeroclube e o SkyDive de Resende

  1. Descubram a QUEM interessa desapropriar a área!!!
    Porquê tanto interesse, se a prefeitura não consegue nem manter a cidade (asfalto, hospital, etc).
    Querem a área para QUEM?
    QUEM é a pessoa que está tão interessada na excelente área do aeroclube?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.