Cartas e E-mails

Prezada editora,

Em resposta a nota publicada em 18 de março de 2016, esclareço que não houve definição formal de uma aliança com o Partido dos Trabalhadores de Resende para a disputa da Eleição Municipal de 2016. Houve sim, um saudável diálogo em busca de pontos comuns que pudessem, em tempo próprio, orientar ou não a construção de uma aliança política eleitoral. Esclareço ainda que de igual forma, paralelamente estabelecemos diálogo com outros partidos que se dispuseram a pensar nossa cidade e suas potencialidades de forma criativa e coletiva, buscando construir um novo paradigma de desenvolvimento para Resende, centrado na sustentabilidade e priorizando fundamentalmente as pessoas, particularmente aquelas que mais necessitam das ações positivas e afirmativas do Estado.

Reitero, que apesar de algumas conversas apresentarem promissoras possibilidades de entendimento, afirmo que assim como não formalizamos aliança com o PT, também não o fizemos com esses partidos, os quais tivemos a satisfação de conversar, sempre de forma clara e franca, honesta e transparente. Entendemos que esse é o tempo próprio para uma conversa que todos desejamos fecunda. De nossa parte, estamos conversando simultaneamente com o conjunto de nossos filiados, juntamente com aqueles e aquelas do nosso Partido, que colocaram seus nomes a disposição da nossa nominata de candidatos a vereança. Com eles discutimos os passos, programa, estratégia e tática, que possam coerentemente dar sustentação a um projeto de cidade baseado na transparência das ações de governo, que promova mudanças estruturais, revertendo um longo ciclo de ausência de políticas sociais, centrada na inclusão e promoção da pessoa.

Nosso programa determina prioridade dos investimentos públicos em saúde, educação, transporte e inaugura a dimensão do cuidado na definição dos demais gastos sociais. Nosso compromisso é incentivar atividades que gerem empregos e desenvolvam de forma sustentável a esquecida economia rural do nosso município. Nosso empenho será possibilitar aos nossos jovens o acesso à educação, ao trabalho digno, ao transporte público de qualidade, à cultura e ao lazer, criando novas rotas e possibilidades que façam o espaço urbano realmente democrático, saudável e diverso.

Não temos a pretensão nem a soberba de acharmos que isso seja tarefa que possa ser realizada por um só Partido. Temos muito claro a necessidade de pactuarmos com os homens e mulheres de bem um novo modelo de gestão para nossa cidade, onde a generosidade determine as relações sociais e a cooperação promova a igualdade de oportunidades. Partidos políticos, movimentos sociais, cidadãos e cidadãs, são muito bem vindos para juntos construirmos esse novo tempo. Vamos resgatar nossas esperanças quase esquecidas para vivermos em uma Resende economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente mais justa.

Atenciosamente,

Dr. Julianelli
Deputado Estadual
Rede Sustentabilidade

CARTA JORNAL BEIRA RIO – DA SUPERAÇÃO DA VONTADE INDIVIDUAL

Nos dias de hoje estabelecer relações sem compromisso, sem envolvimento é algo corriqueiro, é comum. As relações sejam elas pessoais, sociais ou mesmo políticas são “líquidas” (Zigmunt Bauman).

Como fazer política nestes tempos? Os relacionamentos na política demandam construções que superam as nossas contradições pessoais, os nossos interesses pessoais.

O Partido dos Trabalhadores construiu ao longo de sua História processos internos e de políticas públicas que buscavam superar a vontade individual de homens agarrarem os benefícios que o sistema político oferecia. Muitas vezes não conseguiu. Como sabemos? Após a constituição de 1988, o PT é protagonista da construção do Estado Democrático de Direitos que consolidou instituições na recente sociedade democrática brasileira como: o processo eleitoral mais representativo do mundo, um poder judiciário com autonomia, uma imprensa livre e uma forma de participação direta na “democracia participativa” por meio das Conferências e Conselhos.

É o jeito “petista de governar” que dialoga com os movimentos sociais, organiza orçamentos participativos, capacita o controle social. É o PT que enfrenta de forma eficaz a desigualdade social, maior desafio das sociedades democráticas, investindo em programas nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social – fazendo políticas públicas.

O processo histórico é assim. Avançamos muitas vezes, outras não. Corrigimos e punimos os erros, aperfeiçoamos as instituições, o controle sobre elas e avançamos.

Devemos cuidar para que na nossa sociedade democrática, as vontades individuais sejam confundidas com o nosso individualismo. É como se estivéssemos num mundo só nosso, onde a virtude é o nosso cartão de visitas, a busca do diálogo o caminho para exclusivamente as nossas vontades, não a construção coletiva.

O exercício da política, da vida pública, da cidade, do coletivo, da República é organizar democraticamente a superação da vontade individual.

Neste contexto de crise que a história oferece, possamos construir relações saudáveis que serão aprovadas ou não nas urnas.

Júlio Vidal – Presidente em exercício – PT Resende

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.