Prefeitura de Resende pronta para decretar intervenção na Santa Casa

A Prefeitura de Resende já está com o decreto de intervenção na Santa Casa pronto para ser publicado nos próximos dias. Através dele, toda a administração da entidade, que já é custeada pela prefeitura em mais de 90%, passa para a administração municipal pelo período de um ano. O objetivo é tentar salvar o hospital, cuja diretoria vem reclamando de dificuldades financeiras há alguns meses, além de deixar de realizar procedimentos e demitir funcionários.

A situação de crise começou através das redes sociais com o hospital divulgando que poderia abrir falência, mas foi confirmada em outubro, durante uma reunião do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, o conselho propôs uma gestão compartilhada entre a diretoria da entidade e o Poder Público, mas a ideia não pareceu bem vista aos olhos da Santa Casa. Eles alegavam que o problema era a falta de reajuste dos preços dos repasses feitos pelo Governo Federal aos serviços oferecidos pela rede SUS.

Várias reuniões foram realizadas para tratar do assunto e, no início de dezembro, uma audiência pública solicitada pelo vereador Irani Ângelo (Pros) foi realizada na Câmara Municipal de Resende. O objetivo era não apenas discutir a situação financeira do hospital, mas também propor soluções. No encontro, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito Pereira, e o prefeito José Rechuan Junior (PP) declararam o interesse da prefeitura em assumir por completo o hospital, já que os custos do mesmo já eram em grande parte financiados por eles.

Foto: modecenter.com.br

Confira a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.