Conferência de Saúde reúne mais de 250 pessoas em Resende

No plenário lotado da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), mais de 250 usuários, profissionais e gestores se reuniram durante todo o dia 20 para discutir uma saúde pública de melhor qualidade para Resende, para o Estado do Rio de Janeiro. Sob o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, os participantes da IX Conferência Municipal de Saúde debateram os principais problemas do Sistema Único de Saúde (SUS), sua importância, votaram e aprovaram 19 propostas de melhoria para o sistema e ainda elegeram os 12 delegados que representarão Resende na VII Conferência Estadual de Saúde, no Rio de Janeiro, em outubro deste ano.

O encontro começaria com a leitura do regimento da conferência, mas após uma consulta pública houve consenso da dispensa da leitura, já que o  documento havia sido disponibilizado publicamente na internet. Então, o grupo apenas ratificou sua aprovação. Em seguida, houve a composição da mesa e algumas considerações sobre a saúde feitas pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Lúcia Corrêa de Souza; pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Pereira Brito; pelos deputados estaduais Gláucio Julianelli (Psol) e Ana Paula Rechuan (PMDB); prefeito José Rechuan Junior (PP); a vice-presidente da Câmara Municipal de Resende, Soraia Balieiro (PSB), representantes dos conselhos estadual e nacional de Saúde e os palestrantes Sylvio Costa, que é doutor em Saúde Pública, e César Augusto Paro, que é mestre em Saúde Coletiva. Na fala de quase todos, as tentativas de desmonte do SUS, entre elas a lei13019/14, a Emenda Constitucional 86/15 e a discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 451/14.

O assunto também vem sendo discutido em outras conferências municipais de saúde, assim como as demandas dos grupos excluídos.

Saiba mais sobre o que aconteceu na Conferência de Saúde de Resende no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.