Família Tavares mantém tradição da Festa do Fogueirão

Vitorino Tavares (foto), o criador da Festa do Fogueirão, morreu aos 84 anos devido a complicações de uma pneumonia, na madrugada do dia 23. No entanto, ele ainda teve tempo de ajudar a escolher a madeira da fogueira deste ano, a personagem principal da festa que criou ainda no final da década de 1960. A tradição da Festa do Fogueirão do bairro Paraíso, que no ano passado reuniu mais de 20 mil pessoas, vai continuar, segundo a família Tavares, e em 2014 já está marcada para os dias 26 a 29 de junho.

A pneumonia fez com que o aposentado passasse os últimos 20 dias internado no Hospital de Emergência de Resende o que, segundo uma das filhas, Dirce Eleni da Silva, “foi aos poucos tirando toda alegria que ele tinha”. Depois de constatada a morte, ele foi velado em sua casa, no bairro Paraíso, e seu corpo enterrado no cemitério do distrito de Vargem Grande, de onde veio a família. Aliás, foi quando a família Tavares saiu de Vargem Grande com seus dez filhos que tudo começou.

— Viemos de Vargem Grande, moramos lá e quando eu era pequena fomos morar no Paraíso. Logo depois da mudança meu pai foi passear em Bocaina, viu uma fogueira e comentou com meu tio “a gente podia fazer uma fogueira dessas também lá no bairro em que a gente foi morar”. E aí começou essa festa na comunidade – lembrou Dirce.

Conheça a tradição do Fogueirão nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.