Projeto incentiva recuperação ambiental de propriedades rurais na Região da Mantiqueira

O produtor Luiz Ricardo (à esquerda) e sua companheira Grice Faria, estão entre os produtores rurais beneficiados por projeto (Foto: Arquivo Pessoal)

Há 10 anos, o produtor rural Luiz Ricardo Alves, do Sítio Bocaina, em Resende, já isola cerca de 90% de suas terras para a regeneração e o restante usa para plantar frutas orgânicas. Recentemente, ele destinou 7,5 hectares de sua propriedade ao Projeto de Carbono, uma parceria entre a The Nature Conservancy, TNC Brasil, e o Mercado Livre que oferece insumos para produtores e proprietários rurais restaurarem parte de suas propriedades por meio da regeneração natural.

A meta é promover a restauração de 2.717 hectares da região de influência da Mantiqueira, o equivalente a 17 vezes o tamanho do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A ação contribui com os objetivos do Plano Conservador da Mantiqueira, do qual a TNC participa, juntamente a WRI Brasil, SOS Mata Atlântica, WWF e Agência Nacional de Águas (ANA), entre outras organizações.

– Nós assinamos o contrato em dezembro. Já recebemos a ajuda de custo por hectare/ano da área que está destinada ao projeto. Não interferiu em nada com a nossa produção de orgânico. Pelo contrário, valorizou, aumentou o valor agregado em nossas frutas, porque elas, além de serem orgânicas, são produzidas dentro de uma propriedade que tem compromisso com o sequestro de carbono – conta o produtor.

Além de insumos necessários ao isolamento da área que se comprometeu a regenerar, como arame e madeira para fazer cercas, tanto Luiz Ricardo quanto outros proprietários rurais participantes do projeto também recebem pagamentos por serviços ambientais. É o que explica o gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil, Gilberto Tiepolo.

– O produtor e o proprietário rural vão receber um investimento na propriedade, vão receber assistência técnica, vão receber todo o insumo para fazer o cercamento dessas áreas. Isso é um investimento relevante para a propriedade deles. Além de financiar toda a implementação, o produtor também será remunerado financeiramente por meio do pagamento por serviço ambiental.

Os contratos têm duração de 10 anos e, durante os cinco primeiros, o produtor receberá o incentivo de R$ 300 por hectare restaurado pelo projeto, a cada 12 meses, para manter isoladas as áreas de intervenção. Com a possibilidade de geração de carbono a partir da regeneração das áreas e de certificação para a compensação de carbono, os produtores e proprietários rurais também recebem um percentual dos créditos de carbono gerados em suas terras.

– Uma vez restaurando, promovendo a regeneração natural dessas áreas, elas vão crescer, as florestas vão se estabelecer, e isso captura carbono da atmosfera, por meio da fotossíntese. Então, as árvores vão crescendo e vão acumulando carbono nos troncos, nas folhas, na biomassa da floresta. Nós podemos quantificar o quanto de carbono está acumulando. E isso pode ser convertido em créditos de carbono, que gera recurso para o projeto para implementar essas ações e também para realizar o pagamento do serviço ambiental dos proprietários rurais – explica o gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil.

Segundo Gilberto Tiepolo, as áreas escolhidas têm alto potencial para restauração. Ele acrescenta que, em muitos casos, basta isolar a área para que a floresta se regenere. “Muitas vezes é necessário só tirar o fator que está degradando essa área. Muitas vezes é um gado que está se juntando nessa área. Então, uma vez que se isola e tira esse fator de degradação, essas florestas naturalmente voltam. E a importância de gerar esse serviço ambiental é ter uma propriedade mais sustentável, que vai ter um valor muito maior”.

QUEM PODE PARTICIPAR
O projeto é voltado a todos os produtores e proprietários rurais da área de influência da Mantiqueira que possam destinar pelo menos um hectare para a iniciativa de regeneração. Podem participar produtores e proprietários rurais dos municípios fluminenses de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Quatis, Resende, Rio das Flores, Três Rios e Valença; e dos municípios paulistas de Arapeí, Bananal, Queluz e São José do Barreiro interessados em fazer a recuperação de áreas degradadas, que podem, além dos ganhos ambientais, ter retorno financeiro ao participarem do projeto de carbono desenvolvido em parceria pela TNC e o Mercado Livre.

Para participar, os interessados que vivem em Resende e cidades vizinhas deverão procurar a Crescente Fértil, organização parceira na região, para verificar se atende a todos os requisitos necessários e receber o assessoramento técnico adequado. O contato com a Crescente Fértil pode ser feito pelo WhatsApp (24) 99262-8747 ou pelo e-mail crescente.fertil@crescentefertil.org.br.

– É uma parceria de ganha-ganha em todos os sentidos e o proprietário rural é fundamental nessa parceira – finaliza Gilberto Tiepolo.

Fonte: Brasil 61

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.