Resende recomeça mutirão de combate a Dengue, Zika e Chikungunya

Mesmo durante pandemia, autoridades de saúde de Resende se preocupam com o risco de proliferação de doenças transmissíveis pelo Aedes aegypti

Começou nesta quinta-feira, dia 20, o mutirão domiciliar de 2022 promovido pela Prefeitura de Resende e Secretaria Municipal de Saúde em diferentes bairros da cidade com maior risco de infestação pelo mosquito Aedes aegypti (transmissor de dengue, zika e chikungunya) pelos próximos meses, devido ao período de chuva. Em uma ação conjunta com a Superintendência de Serviço Público, a secretaria de Saúde fará também retirada de entulhos dos bairros selecionados para o mês de janeiro.

No entanto, ações de panfletagem e orientação sobre possíveis depósitos de resíduos, além da explicação sobre a importância dos 10 minutos semanais para eliminar focos do mosquito são realizadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante todo o ano. De acordo com o CCZ, a escolha dos bairros acontece de acordo com a maior quantidade de amostras positivas do Aedes Aegypti nas residências, com base no último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa).

Com o mutirão, a secretaria tem como objetivo conscientizar a necessidade de se combater outras doenças, mesmo em tempo de pandemia da Covid-19.

Confira abaixo o cronograma de mutirão da dengue em janeiro:

20/01 – Morada da Colina
21/01 – Residencial Limeira
24/01 – Mirante das Agulhas
25/01 – Mirante da Serra
26/01 – Jardim Oeste, Boa Vista I e Boa Vista II
27/01 – Jardim Aliança I e Jardim Aliança II
28/01 – Morada da Montanha

Fotos: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.