Penedo vira sede de Ativismo em Rede

Grupo de escoteiros participam de organização do evento (Foto: Melissa Barretti/Divulgação)

Começou sexta-feira, dia 25, o Descolônia, um Festival de Cultura e Ativismo em Rede. Organizado por coletivos independentes do estado do Rio de Janeiro e indivíduos com uma longa ou recente trajetória cultural e social das suas cidades, o evento deverá receber cerca de 800 pessoas de todo o estado. A proposta do Descolônia é promover um espaço para fabulação de novas narrativas e experiências reais do mundo que queremos viver. O encontro começa a partir das 16 horas, e acontece até domingo, dia 27, no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo (Itatiaia). A instituição de ensino foi o local escolhido por ser considerado ativo no empoderamento de pessoas, promovendo experiências culturais e sociais entre os estudantes e a comunidade.

O evento terá três dias de debates, perguntas, performances, encontro de atividades, comunicadores e gestores culturais. O local também tem área para camping, feira de desEconomia com moeda própria, visita a horta comunitária de Penedo, espaço para crianças e muitos debates de descolonização. Dentre as pautas propostas para discussão estão direitos humanos, midiativismo, sustentabilidade econômica, ambiental e social, mobilidade urbana e transição econômica. Ainda de acordo com a organização do evento, outros temas podem ser trazidos para esta vivência, com intuito de misturar pensamentos e elaborar soluções viáveis para apresentar uma alternativa de sociedade possível.

As inscrições para o evento já foram encerradas. Confira a programação:

Sexta-feira, dia 25

Dia todo — Ressignificando o Espaço – Montagem de acampamento, nomeação de bairros e ruas
16h — Credenciamento
18h — Descolonize.Se — Abertura da Vivência – Convidados: Ana Assis, Cláudia Schulz, Rodrigo Soares
19h30 às 22h — Ensaio de Maracatu com Pedra Sonora
20h — Jantar
22h — Show com Amplexos

Sábado, dia 26

8h às 10h — Nascer com a Índia – DESjejum
9h às 10h — Credenciamento
9h às 17h — I Seminário Estadual de Diversidade Sexual e de Gênero do Levante Popular da Juventude Luana Barbosa (Aberto somente ao público LGBT)
8h às 12h — Trilha para Cachoeira da África I ou Pico do Penedinho com Ian Marte (Sujeito a condições climáticas)
10h às 12h — CONVERSAS INFINITAS
*Religiões e concepções de mundo: debate aberto
Como diversas concepções de mundo e espiritualidade convivem em nossa sociedade? Quais suas diferenças? O que tem em comum e como podem ser pensadas em conjunto?
Convidados: Helder Câmara (Astrólogo e tarólogo, Resende), Romilda Viegas (Espírita, Resende), Padre Luiz Romulo Fernandes Saloto (Católico, Resende), Luciano Gonçalves da Silva (Ateu/Agnóstico, Resende) Sid Soares (Religiões de Matrizes Africanas, Resende), Representante da Associação Arcanjo Gabriel (Antroposofia) e representante Comunidade Céu da Montanha. Local: Associação Beneficente Arcanjo Gabriel
13h às 14h — Almoço
14h às 16h — CONVERSAS INFINITAS
*Outros mundos, outras lógicas.
Quais as concepções de mundo possíveis? O discurso Descolonial transversaliza as ideias para enxergarmos soluções que não sejam opressoras ou excludentes. Vamos conhecer e propor outras formas de se relacionar.
Convidados: Miriam Santana dos Santos (Festival EcoSol, Volta Redonda), Karine Priscila (Jongodi Volta, Volta Redonda), Júlio Cesar Andrade de Abreu (Professor Doutor em Administração — UFF, Volta Redonda), Yuri Maia (Mestrando em Antropologia UFF, Resende), Talles Lopes (Fora do Eixo, Belo Horizonte) e Luiz Henrique Marinho Lages (UERJ, Rio de Janeiro).
Fomentador: Germano Viegas
*DEScolégio e Formação Livre
O modelo atual de educação encontra-se falido e representa um meio de doutrinação de indivíduos. Vamos conhecer e trocar novas abordagens, que aceitem as particularidades dos indivíduos e que respeite o universo de possibilidades que nosso mundo oferece.
Convidados: Daysiane Alves (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação?—?SEPE, Resende), Adriano (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação?—?SEPE, Itatiaia), Marcelo Augusto Leocádio (Professor Mestre em Matemática), Christiane Terra Costa Faillace (Waldorf), Vítor Lopes (Na Medida, Resende), Camila Leite (Itatiaia), Tainá Mecum (Escola Parental) e aluno do Colégio Ottorino Zanon.
Fomentadora: Larissa Machado
16h às 18h — DEIXA QUEIMAR
Machismo
Roda de conversa na fogueira para expurgar os males do mundo
Convidados: Fernanda Ribeiro (Mestre em Psicologia, Lorena), Lia Ludolff Faro (PSOL, Volta Redonda), Jasmine Giovannini (Fora do Eixo), Franciellen Souza (Nega Livre, Campos dos Goytacazes), Ju Dorotea (Rima Sistah, Volta Redonda), Ana Paula Rechuan (Deputada Estadual de Resende).
Fomentador: Carol Mello (Comunicadora Social, Resende)
LGBTfobia
Roda de conversa na fogueira para expurgar os males do mundo
Convidados: Representante do Levante, Fabricio Junior (Núcleo À Margem, Barra Mansa), Melissa Dias (Olho Negro, Paraty), Danilo Nardelli (Sala Preta, Barra Mansa), Fatinha Lima (Favela Cineclube, Rio de Janeiro), Beatriz Mendonça (Tamoios Coletivo de Assessoria Popular, Macaé) e Victória Neno (Vulva Gang, Macaé)
Fomentador: Fatinha Lima (Favela Cineclube, Rio de Janeiro)
Racismo
Roda de conversa na fogueira para expurgar os males do mundo
Convidados: Emily Isabel (Só Podia Ser Preto, Macaé), Lucia Talabi (Superintendente de Igualdade Racial de Campos), Thatiana Figueiredo Ferreira Conceição (Assistente Social na Prefeitura Municipal de Resende), Edson Filho (Cientista Social, Resende) e Karine Priscila (Negrita, Barra Mansa).
Fomentador: Juliana Dorotea
18h — Delírios Utópicos de Claudio Prado
Claudio Prado
20h — Jantar
20h — Roda de Rima
Favela Noise
Ju Dorotea
Rap da Ponte
22h — Crepúsculo
Rolê Cultural
Local: Centro de Penedo

Domingo, dia 27

8h às 10h — Nascer com a Índia – DESjejum
9h às 10h — Credenciamento
12h — Almoço
14h às 16h — CONVERSAS INFINITAS
Origens coloniais do Brasil: Questões Agrária e trabalhista
O Brasil colonial deixou heranças e modelos baseados em disputas de poder. Como podemos pensar o rompimento dessas estruturas no campo do trabalho e da distribuição de terras? Vamos pensar em romper as barreiras do colonial para desfazer as desigualdades tão latentes neste país.
Convidados: representante do MTST, representante do MST, Alex Pimenta (Advogado Especialista em área Previdenciária e Trabalhista, Rese tunde), Eduardo Ângelo da Silva (Doutorando em História pela UFRRJ, Barra Mansa), Maria Cândida Azambuja (Mestranda em Antropologia pela UFF, Niterói)
Fomentador: Ulisses Coli
Meio Ambiente: Intervenções das sociedades na Terra
A ocupação da paisagem pelo ser humano esgota recursos e modifica a realidade dos outros seres vivos. Como conciliar o desenvolvimento das sociedades com o respeito e cuidado ao meio ambiente?
Convidados: Representante dos Escoteiros (Itatiaia), Gabriel Ritter (Horta da Índia, Penedo), Alessandra Santos (Xepa Ativismo, Fora do Eixo), Leandro Ritter (Mestrando em Engenharia Florestal UFRRJ, Seropédica)
Local: Horta Comunitária
Fomentador: Diogo Puri
Malha Urbana e seus usos: Nossas lutas e conquistas
Lógicas, necessidades e estruturas de poder estão representadas na arquitetura e disposição geográfica das cidades. Como lidar com o crescimento urbano para garantir mobilidade e direito de ir e vir ?
Convidados: Edmar Zambroni (DiCamelo, Volta Redonda), Ian Marte (Massa Crítica, Resende), Calebet Chaves (Arquiteto, Rio de Janeiro), Ton Kneip (Arquiteto, Resende)
Fomentadora: Mariana Fagundes
Psicoativos na sociedade
Muitas substâncias possuem capacidade de alterar a percepção do mundo material e proporcionam tanto experiências com o Sagrado, quanto fugas ludibriantes do cotidiano. Vamos discutir as diferentes formas do uso dos psicoativos e seus impactos na sociedade.
Convidados: Projeto Na Medida (Resende), Fernanda Ribeiro (Psicóloga e Educadora Social), Eleonora Ancellotti (Cruz Vermelha, Resende); Augusto César Andrade Moura (Advogado de Direitos Humanos, Barra Mansa)
Fomentadores: Vítor Lopes (Na Medida, Resende)
Cultura e Arte como Resistência
A cultura é tanto o escape quanto a ferramenta para o empoderamento de quem se encontra numa relação de opressão e desigualdade. A arte resiste, desafiando ditaduras e violências. Mas como valorizar e fomentar esse meio de resistência?
Convidados: Núcleo À Margem (Barra Mansa), Pedro Sieger (Roda de Rima, Resende); Jamile Wathely (Pedra Sonora, Penedo); Murilo DoMeio (artista plástico, Campos dos Goytacazes), Denise Assis (Presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda e Presidente do Fórum Estadual de Cultura, Resende).
Fomentador: Rodrigo Soares (Coletivo Rama, Penedo)
Desconstrução de narrativas: Comunicação e Estética
Como as novas formas de mídia e de comunicação respondem ao contemporâneo? Nesse mundo de constante conectividade, quais responsabilidades surgem para quem produz notícia e conhecimento?
Convidados: Gustavo Praça (Escritor, Penedo), Anna Pitanga e Larissa Machado (Jornal Ponte Velha, Resende), integrante da NINJA (Rio de Janeiro), Luisa Ritter (Circulô, Resende), Thadeu C. Santxs (Kza1, Angra dos Reis)
Fomentadora: Mariana Fagundes
16h — Revoluções possíveis: fendas utópicas na realidade
Na crise a oportunidade! A solução é coletiva e o coletivo é um direito do comum. Refletir sobre o cenário atual, os movimentos e práticas para pensar nas revoluções capazes de construir um novo mundo possível dentro do caos.
Convidados: Pablo Capilé (Fora do Eixo & Mídia NINJA), Rodrigo Soares (Coletivo Rama, Penedo) e Emily Isabel (Só Podia Ser Preto, Macaé)
Mediador: Ana Assis
18h — Até logo, Índia! – Levantando acampamento!

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

Sábado e Domingo, das 11:00 às 17:00

– Feira de Deseconomia
Feira de pequenos produtores que desconstroem a lógica do capitalismo e se baseiam nos princípios das Economias Criativa, Colaborativa e Solidária. A Descolônia também tem moeda própria, a DesGrana, que surge como alternativa ao escambo.

– Relançamento do Jornal Ponte Velha
O Jornal Ponte Velha completa 21 anos e continua se (re)construindo. Para celebrar a nova idade, o jornal é relançado nesse mês de agosto! Vida longa à mídia independente!

– Exposição Colaborativa no Corredor Infinito
Artistas expõem suas expressões em um grande corredor do Colégio. Tem material pra expôr? Pendura lá!

Preparativos para o Descolônia  (Foto: Melissa Barretti/Divulgação)

PROGRAMAÇÃO COLABORATIVA

Sexta-feira, dia 25

19h — Curta na Descolônia — Exibição de Curta-metragens + Debate

Sábado, dia 26

10h às 14h — Oficina de Grafite
Oficineiros: Luiz Henrique Souza , Jeferson (Barra Mansa), Dog Jam (Campos dos Goytacazes), Murilo Desi (Campos dos Goytacazes), Leonardo Duarte Silva (Volta Redonda), Daniel Traoz (Resende), Anderson de Souza (Volta Redonda)
10h às 12h — Oficina de Tranças com Ellen Corrêa
10h às 12h — Contação de História: A História da menina que fugiu com o Circo com Escolinha de Trapo (Petrópolis) — Infantil
11h às 12h — Oficina de Malabares com Fausto Encina
14h às 15h — Tudo por um Sorriso! com Maitê Lima — Infantil
Oficina de Reciclagem para construção de Brinquedos
14h às 18h — “Volta ao tempo através do barro” — Oficina de modelagem com Gisele Ferreira
15h às 16h — Roda de Conversa sobre Parto Humanizado com Tainá Menezes Cunha
15h às 16h — Contação de História: Guaraci-Jaci, como surgiu o dia e a noite com Rudolf Rotchild Costa Cavalcante — Infantil
16h — Roda de conversa sobre arte e resistência/ arte-política, processo de criação no projeto Nasce uma Cidade com o Núcleo à Margem do Coletivo Sala Preta.
16h às 17h — Favela Cineclube — Sessão Curumin Infantil

Domingo, dia 27

10h às 12h — Oficina de Musicalização na Capoeira com Romulo Carvalho (Capoeiras Gerais de Penedo)
11h às 12h15 — Roda de conversa: Gênero, Patriarcado e Feminismo Popular (Levante Popular da Juventude)
11h às 12h15 — Brincando que se Aprende com Ed Zambroni — Infantil
15h às 16h — “Fada das Cores” com Val do Rosário — Infantil
15h às 16h — Mostre sua voz com Julio Cézar da Silva Ferreira
16h às 17h — Contação de história: “A história dos irmãos Ibejis que enganaram a Morte”, com Tainá Menezes Cunha — Infantil

Fonte: Divulgação

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.