No Dia de Hoje – 28 de agosto

Marcha reuniu mais de 250 mil pessoas de todo o território dos Estados Unidos, a maioria negra (Foto: Warren K. Leffler/Biblioteca do Congresso dos EUA)

No dia 28 de agosto de 1963, foi realizada a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade. Organizado e liderado, entre outros, pelo advogado, pastor, ativista dos direitos humanos e pacifista Martin Luther King, que reuniu mais de 250 mil pessoas na cidade para clamar, discursar, orar e cantar por liberdade, trabalho, justiça social e pelo fim da segregação racial contra a população negra dos Estados Unidos.

O movimento, que reuniu manifestantes de todas as partes do país, muitos deles após caminharem pelas estradas dos Estados Unidos, sendo a maioria de negros (75 a 80%), causou grande preocupação ao governo do Presidente John Kennedy, de que a aglomeração acabasse a causar conflitos e transtornos irreparáveis, que prejudicassem a aprovação da legislação dos direitos civis, então em curso de aprovação pelo Congresso e manchasse a imagem do país internacionalmente, o que felizmente não aconteceu.

Orador da marcha, Luther King (acima) fez discurso que marcou história em todo o planeta (Foto: Rowland Scherman/National Archives and Records Administration)

O ato transcorreu de forma ordeira e pacífica, e a sua repercussão mundial o tornou na maior força política para a aprovação das leis de direitos civis e direito de voto, em 1964 e 1965. Também durante a marcha, Luther King fez o discurso com a frase que entraria para a história da oratória americana e seria adaptada e copiada a partir dali por oradores de todos os tipos de causas em todas as partes do mundo: “Eu tenho um sonho!” (I Have a Dream!)”.

Entre líderes civis, políticos, personalidades e artistas que discursaram, cantaram ou apenas manifestaram apoio com a sua presença neste dia, estavam diversos líderes de sindicatos, congressistas, o Arcebispo de Washington, Cardeal Patrick O’Boyle, líderes civis como Gordon Parks, o escritor James Baldwin, astros de cinema como Marlon Brando, Harry Belafonte, Sidney Poitier e Charlton Heston, estrelas de musicais como Josephine Baker, e cantores como Joan Baez, Mahalia Jackson e Bob Dylan.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.