No Dia de Hoje – 23 de novembro

Carlinhos Brown participou do programa “The Voice Brasil” entre os anos de 2012 e 2021 (Foto: Alex Carvalho/Divulgação)

No dia 23 de novembro de 1962, nascia em Salvador/BA o cantor, compositor e produtor musical Antônio Carlos Santos de Freitas, conhecido como Carlinhos Brown. Internacionalmente reconhecido por sua contribuição na música popular brasileira, foi o primeiro brasileiro a fazer parte da Academia do Óscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.

Ao longo de sua trajetória, promoveu diversas revitalizações rítmicas, desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o axé music e o samba-reggae, compondo a partir daí centenas de sucessos, e criando conteúdos artísticos revigorantes para a cena da música pop brasileira que reverberam mundo afora, a exemplo da Timbalada, movimento percussivo vivo nascido nos anos 90.

Formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, e entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, dois Grammys Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME – Sociedade Internacional de Educação Musical. Ele também concorreu, em 2012, ao lado de Sérgio Mendes, ao Oscar de Melhor Canção Original pela música “Real in Rio”, do filme “Rio”.

Entre os intérpretes e parceiros de composições de Brown, se encontram artistas importantes da música brasileira, como Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Sérgio Mendes, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Djavan, Nando Reis, Cássia Eller, Zizi Possi, Elza Soares, Ney Matogrosso, Rita Lee e Fafá de Belém, além de bandas como Os Paralamas do Sucesso e Sepultura, e artistas internacionais como Shakira, Josh Groban e Angélique Kidjo.

Entre 2020 e 2021, quatro novos álbuns nasceram sob o Selo do artista, a Candyall Music: “Axé Inventions – Àjààlà”, em comemoração aos 35 anos do axé music, primeiro álbum voltado inteiramente para o gênero; “Umbalista” e “Umbalista Verão”, álbuns que reúnem grandes sucessos de sua trajetória, com versões inéditas em sua voz, de composições autorais; e o álbum infantil “Paxuá e Paramim em: A Floresta dos Rios Voadores”, reunindo 10 canções com mensagens de preservação do meio ambiente. O artista também é responsável pela criação do Programa de Pertencimento Ambiental, com cartilhas educacionais que buscam reconectar o vínculo sentimental do ser humano à natureza.

Em 2001, teve uma participação muito polêmica no Rock in Rio, quando foi alvo de garrafadas e xingamentos. O incidente ocorreu, não só pelo fato de ele ter seu show programado justamente no “Dia do Rock”, que reuniu Guns N’Roses, Ira!, Ultraje a Rigor, Oasis, entre outras bandas, como também por uma série de exigências do cantor durante o show, irritando a plateia.

Mesmo depois de levantar uma pequena bandeira que um espectador lhe deu — onde lia-se “Paz no Mundo”— e dizer frases como “eu sou do amor” e “eu só jogo amor”, a chuva de garrafas não cessou até o artista e sua banda serem expulsos do palco. Acontecimento semelhante ao episódio protagonizado por Lobão, o qual, em circunstâncias parecidas, foi também alvo de garrafas atiradas pelo público.

Com Marisa Monte e Arnaldo Antunes, lançou, em 2002, o projeto Tribalistas. O trabalho coletivo lançou CD e DVD, arrebatou prêmios e alcançou a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos. O grupo foi responsável por sucessos até hoje, como “Já Sei Namorar” e “Velha Infância”. A parceria foi retomada no ano de 2017, quando foram lançados outros sucessos como “Diáspora”, que foi tema de abertura da novela “Órfãos da Terra”, exibida em 2019.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.