“Dias Melhores” é alento para pacientes, familiares e funcionários do HE

Um mês após o início da pandemia de Covid-19, estreava no dia 30 de abril do ano passado, o projeto musical “Dias Melhores”. Realizado inicialmente no pátio do Hospital de Emergência (HE) pela Banda da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) uma vez por semana, era voltado aos profissionais que estavam na linha de frente no combate à doença, salvando vidas ou nos trabalhos executados para a manutenção da ordem pública e da limpeza urbana, entre outros locais considerados serviços essenciais.

Com o passar do primeiro ano de existência, o projeto – que usa a música como forma de amenizar o sofrimento daqueles que enfrentam a pandemia nos últimos meses – foi ampliado e agora se tornou um importante aliado da unidade de saúde no processo de recuperação dos pacientes e interação com as famílias e a equipe multidisciplinar. Uma coisa não mudou: as apresentações seguem acontecendo às quintas-feiras, às 15h, tendo como atração parte da Banda.

A nova proposta do projeto faz parte do processo de humanização do atendimento geral da unidade, que envolve os pacientes, seus entes queridos, os músicos e a equipe multidisciplinar, além de também valorizar os profissionais da área e respeitar todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia. Dessa forma, a equipe de trabalho estabeleceu uma apresentação mais intimista e, ao mesmo tempo, para um público variado nas visitas aos leitos, às alas e aos setores do hospital, introduzindo músicos escalados da banda nas quintas-feiras.

— A finalidade é proporcionar um momento de bem-estar, uma vez que a música é, por si, um recurso terapêutico e tem o potencial de estimular sentimentos positivos, como prazer e tranquilidade, podendo contribuir com o equilíbrio emocional. A ideia é levar alegria e descontração em um momento difícil, que é a hospitalização. Isso acontece por meio do contato entre pacientes, familiares e equipe que participam do show mais intimista – frisa a psicóloga do Hospital de Emergência, Cristina Camões Sampaio Neves.

Ela explicou que a inclusão do projeto no dia a dia do Hospital faz parte da proposta de humanização do cuidado ofertado, e que o mesmo é uma oportunidade de homenagem aos trabalhadores da instituição, que são reconhecidos por todo esforço desempenhado no cotidiano na unidade, intensificado em virtude da pandemia. A iniciativa do “Dias Melhores” ganhar uma nova roupagem no Natal de 2020, após uma articulação entre o Setor de Psicologia do Hospital e a Casa da Cultura, com os músicos escalados da banda. A nova versão do projeto foi oficializada no dia 15 de abril com uma apresentação interna na unidade.

Para o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, a inclusão do projeto toda semana na rotina da unidade traz muitos benefícios. “Esta parceria tem muito significado, pois levamos nossa arte para quem está precisando diretamente e, ao mesmo tempo, para os funcionários da linha de frente. Com isso, buscamos amenizar todo impacto emocional causado pela pandemia por meio da música”, destaca.

Em 2020, além do Hospital de Emergência, o projeto original do “Dias Melhores” percorreu vários espaços públicos, entre eles: Nova Santa Casa; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Alegria; sede da Guarda Civil Municipal; pátio do Centro Administrativo da Beira-Rio; Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); sede da Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende), no Parque das Águas; e Hospital Veterinário Público de Resende.

Fotos: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.