Levantamento mostra que covid-19 influencia em queda da natalidade em Resende

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Resende, o município atingiu nesta quarta-feira, dia 3, a marca de 266 mortes pela covid-19. Como se não bastasse o crescimento no número de pessoas que estão perdendo a batalha para o vírus, nove meses após o primeiro mês com a pandemia instalada no Brasil, os casais optaram por não ter filhos e o número de registros de nascimentos atingiu o menor patamar em relação à 2020.

Com isso, a pandemia também começa a causar impactos futuros, atingindo as taxas de natalidade em Resende. Um levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ), com base nos registros de nascimentos realizados nos dois Cartórios de Registro Civil existentes no município, mostra uma queda de 16,94% nos nascimentos em janeiro de 2021, primeiro mês após o período normal de gestação, desde a chegada da COVID-19 no Brasil, em que os casais optaram por ter filhos ou não, já com a crise sanitária instalada no País.

Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil, repositório de estatísticas dos atos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Em janeiro deste ano, foram realizados 152 registros de nascimentos, número 16,94% menor que em janeiro do ano passado, que registrou 183 nascimentos. O número ainda é quase 19 pontos percentuais menor que a média municipal do mês de janeiro desde 2004, que é de 2,02% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.

No estado do Rio de Janeiro, os números de registros de nascimentos em janeiro também tiveram queda, foram realizados 14.659 nascimentos, número 19,3% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 18.185 registros. O número é ainda quase 20 pontos percentuais menor que a média histórica estadual do mês de janeiro desde 2002, que é de -0,17% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.

O número de nascimentos registrados em 2021 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência. Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros em razão da situação de emergência causada pela covid-19.

Foto: Divulgação/Pixabay

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.