Produtores de Horta Comunitária de Resende continuam com problemas causados por obra da prefeitura

Cinco dos nove integrantes da Associação de Agricultores Nossa Terra – responsáveis pela produção e manutenção da Horta Comunitária do bairro Vila Isabel – compareceram na tarde desta quarta-feira, dia 9, na sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na Prefeitura de Resende, para cobrar um posicionamento da pasta em relação a uma obra iniciada no mês de julho para ampliação da rede de águas pluviais na Rua Um, no bairro Vila Isabel, e que ficou inacabada.

Dentre os inúmeros problemas ocasionados pela realização da obra citados pelo presidente da associação, Augusto Luis da Silva, um deles era o maior temor dos agricultores. “Se esse buraco feito pra fazer a ligação da rede (de água pluvial) continuar assim, vamos perder toda a nossa produção caso haja uma chuva forte que provoque a erosão no local”, disse Augusto, em entrevista ao BEIRA-RIO, no mês de setembro.

Há quase um mês, exatamente em 11 de novembro, com o início do período chuvoso, que se estende até abril, esse medo se confirmou, uma vez que o buraco não foi fechado a tempo. E o risco de ver todo o trabalho de mais de 10 anos jogado fora passou a fazer parte da rotina desses produtores, piorando a cada dia que passa.

Com os registros constantes de chuva forte, sendo as últimas registradas entre segunda e terça-feira desta semana (dias 7 e 8), os agricultores perderam parte de sua produção com as enxurradas. Sem contar que a Rua Um também ficou intransitável por causa da obra inacabada.

– O pessoal da obra nos explicou que estava sendo feita uma obra pra ampliar a rede de águas pluviais aqui na Rua Um, no nosso bairro (próximo a Avenida Dois, onde fica um supermercado atacadista). Mas que precisariam passar pelo terreno da horta para fazer essa conclusão. O problema é que eles deixaram de finalizar a obra, e isso fez aparecer uma erosão que está acabando com nossos cultivos – relembra o agricultor José de Souza.

Souza – que foi o primeiro a ter prejuízos – contabilizou até o momento a perda de várias árvores frutíferas, como os pés de manga, abacate, coco e até um pinheiro. “Fora que eu também perdi alguns canteiros onde plantava berinjela e pimentão, entre outros alimentos”.

Para outro produtor, Nilton Soares da Cunha, a ameaça da erosão às plantações da horta não estaria acontecendo caso a obra estivesse concluída. E pouparia tempo para a recuperação do solo. “Para que a gente possa plantar novamente no local é possível, mesmo que dê muito trabalho, pois precisamos deixar o barro secar pra retirar o excesso e preparar a terra. Mas a chuva tem caído constantemente e isso inviabiliza o procedimento agora”, lamenta.

SECRETARIA ESTARÁ NO LOCAL NESTA QUINTA, DIA 10
Os cinco agricultores foram recebidos pelo engenheiro civil responsável pela pasta, Bruno Neves Teixeira, após uma hora e meia de espera. O engenheiro informou que a equipe da Secretaria de Obras estará novamente no local para tentar conter os estragos da erosão. Ele revelou que na ocasião da obra foi necessário passar pela área de cultivo da horta, que pertence, segundo ele, a Prefeitura de Resende.

– Estivemos outras vezes com o Sr. Augusto e o Sr. Souza, pedi para que me sinalizassem o local. E aí enviamos uma máquina pequena pro local, só que ela não deu conta do serviço. Amanhã pela manhã (quinta-feira, dia 10) a gente vai estar enviando pra lá uma escavadeira maior (entre outras máquinas) pra gente tentar solucionar, isso já estava programado em nosso cronograma – explica Bruno.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.