Itatiaia realiza ações de combate à dengue nesta semana

A partir desta segunda-feira, dia 5, até sábado, dia 10, além de trabalhar na frente de combate a covid-19, a  Secretaria de Saúde de Itatiaia começa a campanha de combate à dengue e de demais arboviroses (quando a transmissão da doença é feita por meio de um inseto).

A ação visa reforçar a conscientização dos moradores quantos aos cuidados que devem ser adotadas no combate a propagação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no início deste ano, Itatiaia apresentou um índice de infestação de 2.1%, enquanto o tolerável é inferior a 1%.

O último levantamento divulgado pela equipe de Saúde em Vigilância Epidemiológica apontou ainda que até o mês de setembro, Itatiaia apresentou a confirmação de 32 casos de dengue das 57 análises realizadas. Em 2019, foram notificados 147 casos, sendo 53 confirmados e 94 descartados.

A equipe da vigilância ambiental em saúde irá realizar visitas domiciliares e rastrear, por meio de denúncias, regiões com possíveis focos de larvas ou até mesmo infestações do vetor, como medida preventiva.

Os agentes de saúde estarão equipados com a proteção para o combate à Covid-19 e identificados como profissionais da Prefeitura. Eles farão o levantamento no município para que posteriormente possam ser realizados novos planejamentos para ações de combate e controle do mosquito.

SOBRE O LIRAa
O LIRAa é uma avaliação adotada pelo Ministério da Saúde no controle e enfrentamento à dengue e identifica onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros predominantes. De acordo com o Ministério da Saúde, algumas das principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são: manter caixas d’água bem fechadas, não deixar água acumulada ou parada em recipientes, colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas e tampar ralos, piscinas ou áreas externas.

Foto: Divulgação/AECom-PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.