Prefeito não vai à audiência da São Miguel, mas pediu wi-fi e app

Representante da empresa Transporte Urbano São Miguel, concessionária do serviço de transporte público de Resende se defende das reclamações sobre o transporte na cidade e critica falta de condições das ruas e do sistema “político” que muitas vezes predomina na prestação do serviço. “Só para se ter ideia, aqui alguém ligava para o Transporte e pedia para colocar um ponto de ônibus em determinado lugar. Se isso vai acabar vamos fazer transporte”, diz um dos diretores da empresa, João Duarte de Alvarenga Carvalho, durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal, na quarta-feira, dia 03. Por algumas vezes, o sócio da empresa repetiu que sabe “fazer transporte” se deixarem ele fazer.

Algumas pessoas da sociedade civil se inscreveram e fizeram perguntas, mas a retórica de Duarte se resumiu à uma apresentação institucional sem detalhar as inúmeras reclamações que se acumulam nos últimos anos e fez questão de elogiar o prefeito Diogo Balieiro Diniz dizendo que vai atendê-lo nos pedidos que são: colocar nos próximos anos, até 2020, ônibus novos – que já é uma exigência prevista em lei desde 2003, inclusive no vídeo da empresa fala sobre os ônibus novos ingressando na frota anualmente, fazer um aplicativo dos horários dos ônibus e colocar wi-fi em alguns carros.

Duarte não respondeu a pergunta feita pelo jornal BEIRA-RIO sobre os balancetes e balanços patrimoniais da empresa que não são entregues ao Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (Comutran) por ocasião da solicitação do aumento da tarifa e nem há divulgação de onde esses demonstrativos podem ser encontrados. O Comutran analisa a planilha de custos da empresa e sugere uma tarifa, mas sem ter informação sobre o lucro da empresa.

Nem governo, nem vereadores, muito menos a empresa São Miguel fizeram referência à Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Resende, pertencente ao mesmo grupo da São Miguel e que serve de intermediária na venda de vales-transporte para o governo municipal. A São Miguel faz parte de uma holding, a Framafi Participações S.A., originalmente foi fundada em 1962, mas no início dos anos 2000 foi vendida para a Framafi.

O vereador Caio Sampaio (Rede) que convocou a audiência, disse ao término da reunião, que o encontro foi esclarecedor e apontou os próximos caminhos: “Acho que atendeu o que imaginávamos. Foi muito boa a audiência e já nos deu aaudiencia_elio2lgumas respostas para acompanharmos e seguirmos com nosso trabalho”, comentou o vereador que convocou o prefeito e secretários. No início da audiência, Sampaio reproduziu o vídeo divulgado pela Prefeitura, na noite de terça-feira, dia 2, véspera da audiência, onde o prefeito Diniz diz que, a empresa São Miguel assinou um “compromisso que a obriga a apresentar um novo plano de reestruturação do transporte no município”. O prefeito não compareceu à audiência, mas secretários e assessores estiveram presentes. O secretário municipal de Governo, Élio Rodrigues da Silva Júnior (foto à esquerda) disse que a prefeitura pretende contratar uma empresa especializada para fazer um estudo sobre o trânsito na cidade, mas não disse quando ou como.

Os vereadores questionaram o grande número de reclamações sobre horários e condições dos veículos, o caso do ônibus de Engenheiro Passos, mostrado nas redes sociais, que parou por falta de combustível atrasando em duas horas a viagem dos moradores daquela localidade. Alguns vereadores também lembraram as condições de trabalho dos motoristas que vão acumular a função de cobrador e da possível demissão dos cobradores. Duarte garantiu que todos os cobradores que já têm carteira e quiserem fazer curso para motorista de ônibus a empresa vai assumir o custo e mantê-los no emprego, mas foi infeliz na comparação: “cobrador é como máquina de escrever. Vai acabar”, citando outros países onde não existe mais esse profissional no transporte público rodoviário.

pneu carecaPara o público presente abrir uma nova licitação daqui a três anos, quando vence o contrato da São Miguel é a melhor opção para a melhoria dos serviços, além de um planejamento de mobilidade urbana que tem que ser feito pela Prefeitura de Resende com a participação popular. “Esse moço da empresa, falou o que queria, ninguém debateu com ele e só falou em aumento. Disse que se o povo quiser ar-condicionado tem que saber que vai pagar mais. Mais? Como assim? Os vereadores estavam mais preocupados em elogiar o prefeito do que resolver a vida da população”, comentou Elizabete de Oliveira Cardoso, a Betinha, presidente da Associação de Moradores do bairro Paraíso.

O que o povo reclama:

  • Péssimas condições dos ônibus que quebram com muita frequência ou estão com pneus como da foto acima

  • Itinerários que não atendem

  • Falta de cumprimento dos horários

  • Mau atendimento dos motoristas

  • Valor da tarifa

  • Falta de fiscalização por parte da prefeitura

Empresa reclama de:

  • Muitos quebra-molas e redutores de velocidade que prejudicam a manutenção dos veículos

  • Falta de faixa exclusiva para ônibus

  • O uso político do serviço

  • Falta de planejamento do trânsito

  • Buracos, pavimentação irregular das ruas ou falta de pavimentação

  • As gratuidades

  • Pichações nos ônibus

O que a prefeitura divulgou de melhoria:

  • A São Miguel vai estudar como vai melhorar o transporte e entregar um plano no final de agosto

  • Tem que colocar carros novos nos próximos anos

  • Colocar wi-fi nos ônibus

  • Fazer um aplicativo para smartphones para evitar que as pessoas fiquem muito tempo nos pontos

Você pode gostar

2 thoughts on “Prefeito não vai à audiência da São Miguel, mas pediu wi-fi e app

  1. Enquanto nao houver mais empresas de onibus em Resende,NADA vai melhorar,porque não há concorrencia. COLOQUE MAIS EMPRESA PREFEITURA.

  2. SE NESSES ANOS TODOS,SERVINDO DE FORMA PÉSSIMA A POPULAÇÃO RESENDENSE,NÃO SERIA AGORA QUE ESSA EMPRESA QUE É UMA PIADA RUIM IRIA DAR ALGUMA MELHORIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.EU COMPREI UMA BICICLETA PRA TRABALHAR POIS CANSEI DE RECLAMAR DA SÃO MIGUEL E NINGUÉM DO PODER MUNICIPAL OU ESTADUAL RESOLVEU PARECE QUE O DINHEIRO FALA MAIS ALTO NESSAS HORAS!!! VOTEI NO ATUAL PREFEITO QUE ELE PROMETEU COMBATER ESSE SERVIÇO PÉSSIMO DA IMPRESSA SÃO MIGUEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.