Uma iniciativa que conscientiza contra a Covid-19 e aproxima moradores de um condomínio

A pandemia do novo coronavírus mudou radicalmente e vida e a rotina da população em todo o planeta. E com os edifícios e condomínios a história não poderia ser diferente: eles implementam acordos e regras para o enfrentamento do avanço da Covid-19, doença que ainda está no auge do crescimento de casos e mortes no Brasil. Mas em alguns lugares esses acordos não têm sido bem aceitos pelos condôminos, entre elas o uso de máscara nas áreas comuns; áreas de lazer fechadas; suspensão de obras não emergenciais; diminuição da circulação de pessoas; uso controlado do elevador, e suspensão de festas e reuniões no apê (abreviação para apartamento).

Para que essa iniciativa pudesse gerar uma maior consciência coletiva, criar e fortalecer a rede de amigos, a equipe administrativa do condomínio Prado, localizado no bairro Vila Julieta, em Resende – como forma de incentivo ao cumprimento das regras dentro do empreendimento – elaborou um projeto no qual todos os envolvidos no universo do Edifício e do condomínio (entre os próprios administradores, funcionários e condôminos) deveriam compartilhar através de seus vídeos caseiros como estão fazendo para conter o vírus no seu dia a dia. O projeto, que também comemora o primeiro aniversário de inauguração do Prado, encerrou nesta segunda-feira, dia 8, a exibição dos vídeos, exibidos desde o dia 26 de maio.

A produção do vídeo mostrando o dia a dia de prevenção dos participantes foi muito bem aceita pelos condôminos. “Produzi (o vídeo)! Gostei muito da ação por algumas razões: é bom ver e ouvir como as pessoas estão vivendo esse momento de isolamento, possibilitou a mim uma aproximação ainda que virtual digital dos demais moradores do condomínio, bem como conhecer as empresas prestadoras de serviço que cuidam das ações diárias no condomínio, e um detalhe outro é que não me recordava do aniversário do condomínio!”, revela a condômina Natália Silva de Carvalho.

O casal Sofia Rumiantzeff e Wesley Emerick Dias, que também participaram do projeto, elogiaram a iniciativa dos administradores. “Como moradores, nos sentimos seguros e protegidos em saber que existem grupos cuidando indiretamente de nosso bem estar e saúde, aqui não é simplesmente o pagamento de condomínio, aqui vejo empatia e companheirismo” explica a condômina, que produziu o vídeo com Wesley, e teve a oportunidade de conhecer as pessoas que vivem na mesma área.

– Adoramos essa iniciativa, onde conhecemos virtualmente nossos vizinhos e ao mesmo tempo trocamos dicas caseiras e estilos adaptados para esse momento que passamos.

Os condôminos também revelam que estão “fazendo o dever de casa” durante o período da pandemia, onde os governos locais decretam regras de isolamento social desde o mês de março, mesmo com o relaxamento dessas regras no momento. “Meu primo, médico no Rio de Janeiro, pegou (a Covid-19) e se curou rapidamente. Ele como profissional da saúde, se mostrou bem comprometido em informar a todos da família sobre o que devemos ou não fazer”, diz Sofia.

– Não (tive casos na família)! Ainda assim, como detentora de informação e corresponsabilidade sinto-me impelida a incentivar a vizinhança à partir de minhas próprias ações: usando máscara individual nos ambientes comuns, não fazendo uso do elevador com outras pessoas e fazendo uso de álcool em gel que está num dispenser no hall de entrada – respondeu Natália.

A ideia da divulgação dos vídeos veio após a experiência da equipe administrativa do condomínio com as lives realizadas entre o grupo. “Nós temos uma equipe administrativa, síndico, subsíndico e conselho consultivo bem diferente da equipe anterior e que quer fazer a diferença positiva em nossos lares, conversamos muito sobre possibilidades e alternativas diferentes, estamos participando de muitas ‘lives’ que tratam da gestão e dificuldades dos condomínios neste momento. Então surgiu a idéia de nos unirmos com os vídeos totalmente caseiros e principalmente de boa vontade”, citou o síndico do condomínio, José Edson de Carvalho.

O síndico aproveita para falar das medidas de segurança que foram implementadas.

– Uma série de medidas de segurança foram implementadas como: limpezas mais frequentes das áreas comuns, restrição de movimentação de pessoas estranhas ao condomínio, disponibilizamos álcool gel na recepção, seguimos as recomendações da prefeitura e governo do estado, fechando totalmente para obras e reparos e flexibilizando com as flexibilizações feitas pelos órgãos públicos. Classifico que nosso condomínio está vivendo um momento bom onde estamos preservando a integridade física dos condôminos e também com flexibilizações parciais para que os novos moradores possam preparar seus apartamentos e fazerem parte do nosso convívio.

Quando a pandemia foi anunciada e os governos locais decretaram distanciamento social, a equipe administrativa interrompeu imediatamente todas as obras do condomínio paragarantir a integridade e saúde dos condôminos. “Naquele momento havia duas obras em andamento e no decorrer da pandemia apareceu mais uma necessidade. Naquele momento, tivemos conversas individuais com objetivo de sensibilizar que a paralisação era em função da saúde dos condôminos e o coletivo tinha que prevalecer ao individual”, recorda o síndico.

Com os cuidados, Edson aponta que o empenho e dedicação de todos, inclusive do zelador, que faz uso constante de máscara durante o período de trabalho, não houve até o momento nenhum caso de condômino com sintomas ou com a Covid-19 diagnosticada. O único caso conhecido no local é o de Fúlvio Stagi, empresário administrador do empreendimento, que presta serviço para o condomínio Prado, mas que contraiu a doença em março durante uma viagem ao exterior, e já se encontra curado.

Mesmo com todos os cuidados, a administração adotou uma flexibilização para a realização das obras. “Estamos definindo uma agenda de dias e horários de trabalho por apartamento, onde o responsavel assina um termo de compromisso para seguir as recomendações de segurança e horário para os executores e para a preservação dos condôminos. Sabemos que o momento é difícil para todos nós sem exceção e é um momento em que cada um tem que contribuir no individual pensando no coletivo, com estas atitudes estamos conseguindo superar um dia de cada vez este momento que vai passar, porém só não sabemos quando”, completa.

Elevadores estão entre os locaisque passam por higienização frequente no condomínio

“PROJETO APROXIMA AS PESSOAS”
Considerado um dos primeiros casos da Covid-19 em Resende, Stagi começou a apresentar os sintomas da doença três dias após voltar de viagem, no dia 16 de março. “Tudo começo quando fiquei em estado febril (temperatura de 37,5º), no dia 22 perdi olfato e paladar, e depois passei a ter um quadro grave de infecção pulmonar e precisei me internar no Hospital da Unimed entre 26 de março e 4 de abril. Fui tratado com mais de 10 medicamentos, entre eles a hidroxicloroquina e a azitromicina. Por pouco não fui entubado, a médica que me atendeu resolver entrar antes com medicação, que surtiu efeito”, relembra.

O empresário não foi o único da família a ter a doença, já que a mulher também testou positivo mas teve sintomas mais leves. Os filhos, no entanto, não foram infectados. Com o surgimento da pandemia, a rotina de Stagi mudou: ele e a família adotaram a quarentena, os funcionários da empresa que administra (voltada a prestação de serviços em condomínios) receberam férias e o escritório entrou em home office. “Não tive contato com absolutamente mais ninguém, minha mulher também testou positivo, mas apresentou sintomas mais leves, já meus filhos não pegaram. Dia 15 fizemos teste sorológico, meu resultado só deu negativo após o segundo teste, por volta do dia 22 de abril, e voltei a trabalhar em meio expediente somente em maio.

Além de ser o único caso de paciente do novo coronavírus existente entre todos os que fazem parte do dia a dia do condomínio, ele também foi um dos primeiros a produzir o vídeo para o projeto, e elogiou a iniciativa dos administradores. “Acho o projeto fantástico, fiz o meu vídeo assim que a Antonieta (integrante do conselho administrativo do Prado) me ligou. Isso aproxima as pessoas, pois elas não ficam conhecendo a gente só pelo logotipo, é um projeto de quase humanização e estou aproveitando para repassar essa iniciativa para outros condomínios que estou administrando na cidade”, completa.

ADESÃO MAIOR ENTRE EMPRESAS ENVOLVIDAS
Inaugurado no dia 29 de abril de 2019, o Condomínio Prado conta com 20 apartamentos pequenos (de 78m²), com capacidade para quatro pessoas com sua ocupação ainda em processo. São ao todo 15 apartamentos ocupados e dos imóveis vazios, dois deles já estarão ocupados em breve. Segundo Antonieta Pereira da Silva Carvalho, que é integrante do conselho consultivo e teve a iniciativa de divulgar o projeto, o convite para a participação no vídeo foi feito a todos os condôminos, mas apenas alguns toparam fazer parte da iniciativa.

– As respostas de aceite (ou não) apresentavam sempre restrições por tratar-se de produção de vídeo caseiro. Somente sete apartamentos participaram, sendo que cada um foi representado por um morador. Particularmente tinha uma expectativa maior quanto a adesão dos residentes. Já as empresas envolvidas, todas aceitaram de imediato para nossa grata surpresa – conclui.

Confira no vídeo abaixo as participações no projeto do condomínio

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Vídeos: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.