Governo do Estado do Rio de Janeiro cria página para combater fake news sobre coronavírus

Enquanto ainda se esforça para diminuir a incidência de casos confirmados e mortes provocadas pelo coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira, dia 16, o seu canal de comunicação oficial sobre a doença, que tem como objetivo ajudar no combate às fake news.

– Considero uma importante ferramenta para combater a propagação das fake news, que tantos danos podem causar à sociedade. Chamo a atenção para a seção Mitos e Verdades e para todas as ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo desde janeiro – disse o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Além de combater notícias falsas, a página oferece aos leitores informações sobre o enfrentamento à doença em todo o Rio de Janeiro, além de serviços e orientações sobre prevenção e sintomas. “O nosso compromisso é trabalhar para defender a população dessa doença. Através desse canal a população poderá se informar de todas as medidas que estamos tomando para conter ao máximo a proliferação do vírus. As informações serão atualizadas diariamente. O momento é de conscientização e de união”, afirmou o governador Wilson Witzel.

A página, desenvolvida pela Secretaria de Saúde com o apoio técnico do Proderj, também tira dúvidas dos internautas sobre a Covid-19 e terá boletins diários com números da doença, além de materiais informativos para profissionais de saúde e de campanhas de conscientização, que pode ser baixada e compartilhada nas redes sociais. Até o momento, segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), publicado nesta terça-feira, dia 17, o estado confirmou 33 casos de coronavírus (Covid-19), com 31 deles na capital, um em Niterói e outro em Barra Mansa.

CASO DE MORTE EM NITERÓI NÃO ESTÁ CONTABILIZADO
Os casos confirmados nesta terça-feira foram de duas mulheres. Dos pacientes com a doença, um deles segue internado em estado gravíssimo e os demais estão em isolamento domiciliar, presentando estado de saúde estável. A paciente de Barra Mansa, de 27 anos, de acordo com informações de uma emissora de TV regional nesta terça, já está curada e completou as duas semanas de isolamento.

A imprensa divulgou na noite de terça-feira que um paciente de 69 anos teria morrido com sintomas da Covid-19 em uma unidade hospitalar de Niterói, que teria confirmado que o mesmo testou positivo para a doença e teria contraído o vírus de um enteado que foi diagnosticado após uma viagem a Nova York. A SES-RJ, no entanto, não confirmou esse caso no momento.

Neste momento, o estado do Rio se encontra no Nível 2 do Plano de Contingência, quando há transmissão comunitária. A nova página informativa sobre o coronavírus da SES-RJ pode ser acessada aqui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.