Equipe trabalha em monitoramento de casos da Covid-19 em Resende

Procurando amenizar o problema da subnotificação do crescente número de casos do novo coronavírus (Covid-19) em Resende, uma equipe multiprofissional formada por 33 pessoas vem realizando junto à Secretaria Municipal de Saúde o acompanhamento da doença na cidade. A maior parte das pessoas que compõem esse grupo é oriunda da Superintendência de Vigilância em Saúde/Serviço de Epidemiologia e os demais remanejados de outros setores do governo municipal suspensos durante a pandemia.

Segundo a Prefeitura de Resende, o serviço consiste em monitorar os pacientes internados com a doença e os contactantes próximos deles, bem como agendar coleta de exame sorológico e elaborar relatórios e levantamento estatístico. A equipe tem como função principal o rastreamento de contatos, conhecido como Contact Tracing.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt Castro Ferraz, uma das estratégias do serviço é fazer o mapeamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, que são submetidas à quarentena através de isolamento domiciliar nos casos mais leves ou tratamento hospitalar para as situações mais severas com complicações respiratórias, por exemplo.

– A identificação dos casos é viável a partir do recebimento da notificação de cada caso que as Unidades de Saúde atendem, em conformidade com normas do Ministério da Saúde. Após a detecção dos indivíduos acometidos pela doença, a equipe segue para a etapa de localização das pessoas que mantiveram contato com aqueles infectados. O trabalho previne que os possíveis casos de infectados pela doença circulem pelas ruas transmitindo o vírus, já que são orientandos a entrar em quarentena com tempo estipulado de 14 dias – explica.

Ainda de acordo com a superintendente, por intermédio de ligações telefônicas, os profissionais marcam a coleta do exame sorológico dos pacientes e seus respectivos contactantes. Todo o acompanhamento de cada paciente e seus contactantes ocorre no período de duas semanas por telefone ou mensagem por aplicativo. Além disso, conforme destaca Carolina, a equipe multiprofissional ainda é responsável pela confecção de relatórios diários e planilhas com dados estatísticos correspondentes ao número total de pessoas infectadas e curadas, casos confirmados e descartados, resultados pendentes, internações hospitalares, altas médicas em virtude da Covid-19 e óbitos, além do quantitativo de síndromes gripais contabilizadas no município.

Outro serviço desenvolvido pela equipe é o atendimento por telemonitoramento e videochamada, onde o paciente conversa, pelo aplicativo, diretamente com um médico da Secretaria Municipal de Saúde, evitando, desta forma, que a população busque uma unidade de saúde neste primeiro momento.

O último Boletim da doença de Resende, divulgado nesta segunda-feira, dia 1º, na fanpage da Prefeitura, contabilizava 232 casos confirmados, sendo 110 constatados pelo exame RT-PCR (Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) e 122 por teste rápido sorológico; 1.060 casos descartados; sete casos aguardando resultado; 192 curados; 15 óbitos; e 2.203 síndromes gripais, com 1.878 pessoas já curadas e o restante em isolamento.

Foto: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.