Falta de sangue preocupa Hemonúcleo de Resende

Preocupado com o baixo estoque de sangue, que atende hospitais de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, o Hemonúcleo de Resende aproveita a proximidade do inverno e da Copa do Mundo para sensibilizar a população e visando fortalecer seu time de doadores de sangue.

O estoque já apresenta carência em alguns tipos sanguíneos e está em alerta para os próximos meses. Segundo dados do Hemonúcleo, atualmente as maiores necessidades são de doadores dos tipos O positivo, O negativo e A negativo, cujas quantidades em estoque são consideradas baixas.

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, a biomédica Maria Fernanda Aguiar, a chegada do inverno é um fator preocupante porque, em geral, as doações nesse período tendem a diminuir, provocando carência de alguns tipos. O clima mais frio e as vacinas aplicadas nessa época do ano também contribuem para a queda dos estoques.

– Nessa época do ano as pessoas acabam preferindo ficar em casa e deixam a doação sempre para depois. É importante superar esse costume e fazer a doação também no inverno para não ficarmos com os estoques de alguns tipos sanguíneos reduzidos. É interessante também aproveitar o clima de união que a Copa do Mundo traz, de companheirismo e de unidade, para lembrar que podemos ajudar quem precisa e salvar vidas através da doação – explica a coordenadora.

Para fazer sua doação, os voluntários devem comparecer ao Hemonúcleo, que funciona anexo ao Hospital de Emergência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

É importante que doadores de todos os tipos sanguíneos façam suas doações visando reforçar o estoque e manter uma alta quantidade em armazenamento. O volume doado, cerca de 450ml, é reposto pelo organismo em até 24h, sendo que as mulheres podem fazer sua doação a cada três meses e os homens a cada dois meses.

Para doar sangue, basta comparecer ao Hemonúcleo com um documento com foto. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum, deve estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais de 50 kg. No caso de jovens entre 16 e 18 anos, a doação só pode ser feita mediante a autorização de um responsável.

Já no caso dos doadores com mais de 60 anos é necessário que esta não seja sua primeira doação. A coordenadora lembra ainda que quem tomou a vacina contra Febre Amarela não pode doar sangue por 30 dias. Já quem se imunizou contra a gripe, deve esperar um prazo menor, de apenas dois dias, para fazer a doação.

Foto: Divulgação/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.