Resende receberá ação itinerante de combate à hanseníase

Nos dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira), Resende receberá uma ação itinerante de combate à hanseníase no Parque das Águas. É o “Roda-Hans: Carreta da Saúde”, um programa realizado em parceria com os Governos Federal, Estadual e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com o objetivo de  identificar casos da doença.

A carreta do programa conta com cinco consultórios e um laboratório que atendem a população das cidades por onde passa. Dentro do veículo, os pacientes são atendidos desde a consulta e a realização de exames como a Baciloscopia de Linfa, feitos em casos suspeitos de hanseníase.

Os pacientes diagnosticados são encaminhados ao “Programa Hanseníase”, desenvolvido no Posto de Saúde do Centro para tratamento completo.

O programa é composto por uma equipe multiprofissional, com médico dermatologista, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, técnico laboratório e técnico de enfermagem.

O município está entre os 19 que estão programados para receber o veículo itinerante no estado do Rio de Janeiro desde o dia 5 de agosto, quando o atendimento foi realizado em Irajá, na capital fluminense, data que marcou o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase.

Além de atender os pacientes, o programa tem uma equipe que capacita profissionais de saúde dos municípios visando o diagnóstico precoce e tratamento.

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas, entre outros profissionais, participam das oficinas de capacitação oferecidas pela SES e pelo Ministério da Saúde e depois farão parte da equipe de atendimento da carreta, sob a supervisão de especialistas.

Atualmente, estão em tratamento 1.305 pacientes no estado do Rio de Janeiro. Desse total, 16% apresentam grau de incapacidade física. O número, no entanto, pode não representar a totalidades dos casos existentes devido à dificuldade da identificação da doença, que possui evolução lenta e assintomática, com as lesões na pele como maior indicador da infecção, porém muitas vezes pouco visíveis.

Além de Resende, outro município do Sul Fluminense também receberá o programa: Volta Redonda contará com os serviços da carreta entre os dias 23 e 24 (segunda e terça-feira). Nesta quinta e sexta-feira (dias 12 e 13), o programa itinerante acontece em Cordeiro, na Região Serrana

Outros municípios que também serão contemplados são Vassouras (dias 16, 17 e 18) e Angra dos Reis (dias 25, 26 e 27).

VICE- CAMPEÃO EM NÚMERO DE NOVOS CASOS
Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença crônica e transmissível pelo bacilo Micobacterium leprae, capaz de infectar um grande número de indivíduos. A doença atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo ocasionar lesões neurais e provocando estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

O Brasil é o segundo colocado no mundo entre os países que registram casos novos e a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país. Por isso, é importante procurar ajuda médica caso sejam notados sinais como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor.

Em Resende, quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode procurar diretamente o programa, sem necessitar de encaminhamento da rede básica de Saúde. Pode ainda ligar para o telefone 3354-6801 para saber mais informações.

Fotos: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.