Região promove programação especial na Semana Nacional do Doador de Sangue

Hemonúcleos celebram data voltada aos doadores com programação especial (Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR)

Entre os dias 21 a 25 deste mês (de segunda a sexta-feira), os municípios de Resende e Barra Mansa promovem a Campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue, data celebrada no próximo dia 25. No Hemonúcleo de Resende, a unidade preparou uma programação especial para os doadores.

Durante toda a semana, a equipe do Hemonúcleo irá distribuir diversos brindes, lanche diferenciado e o banco de sangue estará ornamentado, com o objetivo de sensibilizar a população e ampliar o número de doadores no município.

-Preparamos uma semana diferenciada para que a gente consiga atrair novos doadores, além de homenagear e reconhecer aqueles que já reservam um tempo para doar sangue. A data é significativa e lembra a importância da solidariedade. É bom lembrar que o volume de sangue doado, cerca de 450ml, é reposto pelo organismo em apenas 24h. Além disso, o material utilizado na coleta é descartável, não há qualquer risco aos voluntários – destaca a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar.

De acordo com o atual levantamento da coordenação do Hemonúcleo, o estoque de sangue apresenta níveis críticos para os tipos A+; O+ e O-; já os demais tipos seguem com estabilidade, mas a unidade também necessita dessas doações.

A coordenadora do Hemonúcleo ainda reforça que os voluntários devem agendar a sua doação pelo telefone (24)3381-4834 e no dia basta levar um documento oficial com foto.

O Hemonúcleo fica em anexo ao Hospital Municipal de Emergência, localizado na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco. As doações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. O Hemonúcleo atende os hospitais dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.

BARRA MANSA
O Hemonúcleo de Barra Mansa também está com as portas abertas para os doadores. De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, apesar da regularidade do estoque atualmente, é preciso que este seja reforçado neste fim de ano, sobretudo para atender às demandas de urgência e emergência e das cirurgias eletivas na Oncobarra e na Angiobarra.

A captação começa na recepção onde o doador preenche a ficha e depois passa pelo atendimento com o profissional de saúde. De acordo com Thaís, esse atendimento tem por finalidade avaliar a aptidão ou a inaptidão do candidato à doação de sangue. Em seguida o doador é encaminhado à sala de coleta. Posteriormente essa bolsa vai para o laboratório onde são feitos testes sorológicos e o fracionamento da bolsa de sangue. Estando tudo em conformidade, essa bolsa é liberada para a transfusão.

Quem comparecer no Hemonúcleo na Semana Nacional do Doador ganhará uma camiseta temática. “É um período de festa em homenagem aos doadores e de valorização das pessoas que ajudam a salvar vidas”, concluiu Thaís.

O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, 155. Ambos ficam no Centro.

REQUISITOS PARA DOAR
Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter doenças graves, além de estar com a saúde em dia e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação e nem fazer jejum. Já os doadores com mais de 60 anos é necessário que esta não seja sua primeira doação. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Caso tenha feito tatuagem, o doador deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.