Programa da prefeitura é “sonho distante” para escola da zona rural sem professores

Parede de uma das salas apresenta rachaduras e desgaste na pintura

Criado nos últimos dois anos pela Prefeitura de Resende, o programa “Revitaliza Resende”, que vem reformando escolas, postos de saúde, quadras e praças, entre outros locais, parece ser um sonho ainda distante para a Escola Municipal Francisco Tavares Rezende, localizada na comunidade rural da Fazenda Sertãozinho, na Estrada Resende-Riachuelo. É o que diz a mãe de um aluno da instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

– Peço a todos meus amigos que me ajudem a compartilhar essa publicação, pois o estado da Escola Municipal Francisco Tavares Resende está em péssima condição para os alunos estudarem. Está sem professora, como pode? Uma sala só tem três turmas para uma só professora, não tem descargas nos banheiros, o parque não oferece condições paraas crianças brincarem, pois está cheio de mato e há o risco de aparecer uma cobra. E a sala da diretora está sem telhas, pois choveu e molhou os documentos – conta a mãe, Solange da Silva.

Ela aproveitou o momento para postar no grupo Bom Dia Resende, nas redes sociais (nesta terça-feira, dia 12), fotos de dentro da escola, que aparece com diversos problemas de infraestrutura. Através delas, dá para ver que a escola tem necessidades que vão além da pintura de fachada observada em outras unidades de ensino municipais. Logo na entrada, dá para perceber que a área utilizada a prática das aulas de Educação Física se encontra com matagal, que também toma conta de todo o espaço do pátio, inclusive do playground.

Mato alto incomoda e agrava risco de acidentes com animais peçonhentos

Ainda do lado de fora do imóvel, o nome da escola não aparece em um painel que fica na fachada. No interior da escola, algumas salas apresentam infiltrações no teto e nas paredes, que também se encontram descascadas. Solange também critica outra demanda na qual não foi atendida. “O meu filho está com pedido do ano passado para uma sala de recursos e nada foi resolvido até hoje. Como nossas criança estão com uma escola dessa? Peço que o prefeito tome atitudes pelas crianças, elas merecem muito mais. A zona rural também precisa de ajuda, vocês também precisa ir lá pra dar uma olhada lá… peço a ajuda de vocês…”, pediu.

A pedido da mesma mãe, um dos vereadores esteve na quarta-feira, dia 13, no local para inspecionar os problemas relatados por Solange, e também postou fotos e vídeos nas redes sociais. Na mesma postagem, o vereador Odair Ozório (PSD) chega a elogiar a gestão da atual diretora da unidade escolar, mas aponta que realmente a escola apresenta problemas estruturais e sofre com a falta de professores.

Em sua postagem, o vereador disse que visitou a escola, e que a pedido de uma mãe de aluno, pode “observar que a escola está sendo muito bem gerida pela diretora, equipada com sala de informática e biblioteca”, mas que foram encontrados “muitos problemas estruturais como rachaduras nas vigas, telhas quebradas, infiltrações na laje e mato alto”. Odair também citou a falta de professores de Educação física (a escola não tem um professor sequer da disciplina há dois anos) e Informática, além de contar com apenas uma professora para as turmas de Educação Infantil e do terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental.

Parte dos fundos do imóvel também apresenta rachaduras

No vídeo publicado, o vereador cita que vai enviar ofício à Secretaria de Educação para que a mesma dê uma atenção a unidade escolar. “Aqui é obrigação do nosso prefeito, da Secretaria de Educação, para que olhe com carinho pra essa escola”, encerra.

ÚLTIMA REFORMA AINDA NA GESTÃO ANTERIOR
A última reforma recebida pela escola aconteceu no ano de 2012, durante o Governo de José Rechuan Júnior. Na ocasião, uma reforma geral da instituição foi entregue pela Secretaria de Educação. O investimento foi na ordem de R$ 213 mil, com recursos próprios do governo municipal. Na ocasião, a Francisco Tavares Rezende atendia aproximadamente 80 estudantes, em classes multisseriadas, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. O jornal entrou em contato com a atual gestão da Prefeitura de Resende, que ainda se pronunciou sobre o assunto.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.