Municípios da região reforçam vacinação contra gripe, polio e sarampo

As Secretarias Municipais de Saúde de Porto Real e Barra Mansa anunciaram que reforçarão a vacinação entre as populações locais. No município da Região das Agulhas Negras, a Secretaria de Saúde local, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, informou que recebeu mais mil doses da vacina contra a gripe H1N1.

A vacinação será oferecida a partir dos seis meses de idade e estará disponível a partir da próxima quarta-feira, dia 18, nos polos das unidades de saúde: Central de Vacinas; Policlínico de Fátima; Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim das Acácias; USF do Jardim Real e USF de Bulhões.

Segundo a coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, é importante lembrar que as pessoas alérgicas a ovo (de galinha) e ao composto neomicina não devem ser vacinadas. Ela ressalta ainda que é importante levar o cartão de vacinação. As unidades de saúde funcionam das 8h30 às 12h e da 13h às 16h30.

O vírus influenza, conhecido como o vírus da gripe, apresenta sintomas como febre; calafrios; mal-estar; dor de cabeça; dor no corpo; dor de garganta; dor nas articulações; prostração; coriza; tosse seca. Podem ainda estar presentes: diarreia; vômito; fadiga; rouquidão e olhos avermelhados.

A secretaria recomenda alguns cuidados a serem tomados para evitar a contaminação, principalmente por aqueles que, por algum motivo, não puderem tomar a vacina. São eles: procurar estar em ambientes bem ventilados, sobretudo em locais com grande número de pessoas; cobrir o nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe; lavar as mãos; utilizar lenço descartável para limpar o nariz e não compartilhar objetos de uso pessoal.

BARRA MANSA VACINA CONTRA A POLIO EM AGOSTO
Em Barra Mansa, a Secretaria de Saúde seguirá a determinação do Ministério da Saúde, e informou nesta terça-feira, dia 17, que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, com o Dia D em 18 de agosto. A ação é voltada especialmente para crianças entre 1 ano e menores de 5 (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal.

Serão aplicadas as vacinas Sabin (contra a polio) e a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) que segundo a secretaria, tem recomendação de duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. Já para a população em geral entre 30 e 49 anos, a recomendação é de apenas uma dose.

A coordenadora de Imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, no entanto, ressalta que a campanha nacional indiscriminada é apenas para crianças entre 1 ano e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou desconheçam.

– É importante que os adultos verifiquem o cartão de vacina para saber se já tomaram a vacina. Não há motivos para alarde ou desespero, quem nunca tomou a vacina pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima da residência para se imunizar – completa.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira de 8 às 17h.

Foto: Chico de Assis/Divulgação PMBM e Divulgação/PMPR

Fontes: Assessoria de Comunicação (PMPR) e Coordenadoria de Comunicação Social (PMBM)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.