Em Quatis, aulas seguirão acontecendo de forma remota nas escolas municipais

Ao contrário do que foi anunciado no começo deste mês em Resende, o retorno das aulas no município de Quatis, com início previsto para o dia 1º de março, acontecerão de forma totalmente remota. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira, dia 17, pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Educação, através do prefeito municipal Aluísio d’Elias e da Secretária Municipal de Educação, Ivone Bento.

Durante a realização das aulas na rede municipal, segundo a Secretaria, será utilizada a metodologia do Plano de Ensino Interdisciplinar (PLEI), que visa resgatar a memória pedagógica dos alunos, restabelecer os vínculos, e a rotina escolar, viabilizando o desenvolvimento de um projeto rico, diversificado e consciente das especificidades locais e individuais de cada escola e de cada aluno.

Todo conteúdo, o PLEI, o calendário do biênio 2020/2021, será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação, também nos canais oficiais da prefeitura e nas unidades escolares. Atualmente, com a pandemia, as escolas estão funcionando no mínimo cinco horas por dia, sendo os horários definidos de acordo com suas especificidades, particularidades e as necessidades das comunidades.

– É claro que o ensino remoto é um grande desafio para todos nós, mas a rede municipal de ensino de Quatis vai estar à disposição de todas as famílias para esclarecer todas as dúvidas e apoiá-las nesta tarefa de resgatar as atividades dos nossos alunos – diz Ivone.

O prefeito finalizou dizendo que a equipe de gestão irá fazer o melhor possível, dentro da situação que todos estão enfrentando por conta da pandemia, mas irá atender todos aos alunos. “Eu como professor, a Ivone como professora, estamos extremamente preocupados com a perda pedagógica dos nossos alunos”, concluiu.

Uma das iniciativas do governo foi inscrever neste mês os professores de toda a rede municipal de ensino na formação Trilha Formativa, através de parceria com a Secretaria de Educação do Estado, e também com a Secretaria de Educação de Barra Mansa, que participarão do Círculo de Palestras que será realizado pela Prefeitura de Quatis na próxima semana.

ENSINO HÍBRIDO TAMBÉM EM BARRA MANSA
Em outro município da região, a escolha das redes municipais foi pelas aulas no sistema de ensino híbrido. Em Barra Mansa, citada no parágrafo acima, foi decidido no mês passado que o retorno às aulas presenciais também será a partir de 1º de março, mas revezando atividades nas unidades de ensino e virtuais. O encontro contou com a presença de representantes da rede de ensino público e privado, cursos livres e superiores, conselhos municipais de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e também do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe).

A metodologia combina os aprendizados em ambientes virtual e presencial. Assim, as aulas em sala de aula deverão voltar de forma gradativa, respeitando uma ocupação máxima que poderá ser de 50%, 30% e 25%, de acordo com o espaço da classe. Antes do retorno, representantes do Comitê Municipal de Volta às Aulas visitarão as unidades de ensino para garantir que os protocolos sejam respeitados, de acordo com informações da asessoria de comunicação da prefeitura local. No momento, segue acontecendo desde o dia 1º de fevereiro o ensino em sistema remoto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.