Por que é tão difícil dizer que não concordamos?

Por que é tão difícil dizer que não concordamos, não queremos, não pensamos assim? Por que, para certas pessoas, chega a ser um parto a fórceps reclamar de alguma coisa ou se colocar em posição contrária a maioria?

Da mesma maneira que falar sobre o que gostamos, é importante dizer sobre o que não estamos de acordo. Claro que é mais delicado e exige uma certa sensibilidade. Tudo pode ser dito, desde que saiba como.

Não chega a ser uma receita infalível, pois eu também ainda tenho muita dificuldade. Entretanto, pratico sempre que necessário. Dessa forma, aprimoro o que considero fundamental para o bem viver.

Minha técnica consiste em um primeiro momento identificar exatamente o que não me agrada. Dessa forma não corro o risco de fazer reclamações equivocadas. Depois, escolho o momento em que estou emocionalmente disposta para argumentar. Caso contrário, posso me perder em exageros e sentimentalismos infundados. Evito discursos e rodeios. Procuro ser breve e direta. Importante, também, se colocar no lugar de quem está ouvindo e estar aberta a negociações.

Se a linguagem humana e a expressão do desejo é o que nos legitima e nos configura como seres únicos, singulares em essência e plurais em emoções, é imperioso que tenham lugar e que sejam consideradas.

Vivendo e aprendendo. Todos os dias. Essa é a mágica do viver!

Ângela Alhanati
contato@angelaalhanati.com.br
Livre pensadora exercendo seu direito à reflexão

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.