Farmácias Populares fecharão as portas em todo país até o final do mês

Até o final deste mês, as Farmácias Populares do Brasil, situadas nos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Angra dos Reis, com funcionamento há dez anos, estarão de portas fechadas. A determinação, a nível nacional, foi confirmada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde.

As farmácias particulares conveniadas no programa, contudo, continuarão com as distribuições.

O fechamento da rede própria de farmácias do programa em todo país foi proposto pelo Ministério da Saúde e decidido pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), integrada por gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) das três esferas de governo, União, Estados e Municípios, no final do mês de março deste ano.

Em Volta Redonda, a Farmácia Popular já deixa, nesta sexta, dia 14, de funcionar na cidade. Ainda, de acordo com a Secretaria de Saúde, Barra Mansa terá tal estabelecimento fechado com previsão para 31 deste mês, data limite para tanto. Os medicamentos que restarem serão distribuídos a farmácia municipal, para que haja continuidade no atendimento a população. Angra dos Reis terão os serviços dispostos pela Farmácia Popular paralisados também até o final deste mês. Em Resende, a Farmácia Popular já não funciona desde o mês de fevereiro.

Alfredo Peixoto, Secretário de Saúde de Volta Redonda, disse que o Ministério da Saúde determinou o encerramento dos serviços prestados pela Farmácia Popular, mas que tal se pronunciou em ampliar os recursos destinados para os respectivos estados e municípios para a realização de compra de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, havendo assim um aumento na distribuição de remédios nas Unidades Básicas de Saúde e Farmácia Municipal.

Fonte: A Voz da Cidade

Foto: A Voz da Cidade/Toda Bahia/A Tribuna RJ

Salvar

Salvar

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.