Ypê afastado novamente

O prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Bastos, o Ypê (PP), e o vice Edmar Barbosa da Silva (PSC) foram novamente afastados no final da tarde desta quinta-feira, dia 21. Os dois foram cassados por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2012 e governavam com a ajuda de uma liminar.

No início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já havia mandado cassar a liminar que mantinha os dois no cargo após negar seguimento a um mandado de segurança que eles haviam impetrado na Justiça. Na ocasião, o vereador Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB) assumiu interinamente como prefeito, já que o presidente da Câmara Municipal de Itatiaia e seu vice estavam de licença médica. Dudu ficaria no cargo até o dia 8, quando estava marcada a diplomação do segundo colocado nas eleições, Amir Dumay (PR). No entanto, horas antes da diplomação, Ypê entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) pedindo para voltar e a diplomação foi cancelada.

Na quarta-feira, dia 20, o Ministro do TSE, Henrique Neves da Silva, cassou novamente a liminar que mantinha Ypê e Edmar Barbosa no cargo e eles foram notificados e afastados no dia seguinte. Com isso, foi marcada uma nova diplomação para Dumay, no dia 25. O problema, é que Dumay também foi cassado e declarado inelegível por sete anos no ano de 2014, além de responder a outras 14 ações por improbidade administrativa, como explicou o Ministério Público Estadual (MPE).

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.