Escolas municipais participam de desfile de aniversário de Resende

Diferente do que aconteceu no desfile da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, desta vez as creches e escolas municipais participaram do desfile em comemoração aos 214 de Resende, realizado na manhã do dia 29, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a Beira Rio. Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, afirmou que o desfile havia sido reduzido devido à crise. Desta vez, em um segundo evento no mesmo mês, antes do desfile anunciou que participariam do cortejo 3.642 pessoas representando nove escolas, 37 viaturas e 73 motos.

– Vim trazer minhas netas porque elas gostam de fanfarra, hoje estava bonito. Dia 7 nem vim, viajei, mas hoje está legal – avaliou Orlando Marques.

Antes do desfile, às 8h, uma missa no Parque das Águas foi celebrada pelo padre Samuel, da Paróquia Santa Cecília. Participaram autoridades militares, além do Prefeito José Rechuan Junior (PP), da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PP), secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, secretário municipal de Governo, Bira Ritton, secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo, Tom Kneip e vereadores José Olímpio (PCdoB), Célio Caloca (PMDB), Soraia Balieiro (PSB), Valdir Macarrrão (PDT) e Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa (Solidariedade).

Após a celebração, às 9h30, uma apresentação da Fanfarra da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) deu início ao desfile, que foi até às 13. Participaram Aman, Bombeiros, Polícia Militar, Distrito de Escoteiros de Resende, Programa Gente Eficiente, Programa Terceira Idade Ativa, Grêmio Literário de Resende, Projeto Mais Educação, Escola Estadual João Maia, Rotary Clube, Cruz Vermelha, Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Relações Comunitárias, Coordenadoria da Mulher, Secretaria Municipal de Educação e Resende Moto Clube.

No palanque estavam também o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jaime Muniz, o secretário municipal de Obras Rubens Almada, secretário municipal de Fazenda Renato Viegas, secretário municipal de educação Mário Rodrigues, Superintendente de Eventos Arnaldo José de Lima, deputado federal Alexandre Serfiotis (DEM), diretor da Michelin César Monux, delegado da Polícia Civil Marcelo Russo e os vereadores Thiago Forastieiri (PSC), Joaquim Romério (PMDB), Kiko Besouchet (PP), Davi de Jesus (Solidariedade) e o presidente da câmara Jeremias Casemiro, o Mirim (Solidariedade).

As creches fizeram uma “propaganda” do município, representando a tradição da cidade, conhecida como Princesinha do Vale, o comércio local, o turismo, as indústrias, a fauna e a flora e a própria Aman. Já as escolas municipais trabalharam as fontes de energia. O projeto AABB Comunidade representou o sol, Escola Municipal Abraão Hermano Ribemboim foi o fogo, Escola Municipal Júlio Verne falou sobre a fotossíntese, Escola Moacir Coelho da Silveira o arco-íris, Escola Maria de Assis Barbosa representou as hidrelétricas, Escola Municipal Noel de Carvalho descreveu várias fontes de energia. O Ciep 347 (Jorge Miguel Jayme) abordou a sustentabilidade, Colégio Hetelvina Carneiro abordou a luz na medicina, e Colégio Getúlio Vargas as novas tecnologias. Segundo o secretário Mário Rodrigues, os temas são o motivo de escolas apenas de um dos desfiles.

– Não é priorizar esse desfile em detrimento do outro (7 de setembro), os desfiles tem conotações diferentes. Nesse aqui as escolas sempre tratam um tema, é uma atividade pedagógica. Montamos toda essa estrutura, arquibancada coberta. Estamos com uma equipe ampliada da Educação. O público está acostumado a participar é deste desfile. Gastamos uns R$ 40 mil para fazer os dois desfiles – detalhou o secretário de Educação.

Além das oito arquibancadas cobertas e de espaço destinado a crianças, idosos e deficientes, o palanque das autoridades teve direito até a uma extensão, similar aos camarotes, onde além de água havia outros e comes e bebes durante toda a manhã. Um funcionário da prefeitura chegou a comentar que “se não tiver isso as autoridades reclamam”. No chão, a organização do evento acredita que havia mais de mil pessoas assistindo à passagem das instituições. Ainda assim, algumas pessoas acreditam que o público já foi maior.

– Achei bom esse desfile em que trouxemos os filhos, mas meio fraquinho por parte da prefeitura. Na época em que eu desfilava tinha mais gente para nos ver. Também achei mais desorganizado. Ficamos um tempão lá embaixo para começar, várias crianças passando mal, sorte é que não estava aquele sol forte – comentou Vera Lúcia Vieira, mãe de uma das crianças que desfilou pela escola Noel de Carvalho.

A escola, aliás, havia sido uma das únicas convidadas a desfilar no dia 7, mas teve a participação cancelada na hora devido à chuva.

– Gostei, achei muito legal com as crianças. No dia 7 eu tinha ficado decepcionada, mas hoje valeu ter perdido um dia de serviço para ver o menino – disse a mãe de outro aluno do Noel.

Na ocasião, a fanfarra da escola, que fazia 30 anos, se apresentou enquanto os equipamentos eram recolhidos e as autoridades iam embora. Desta vez, contudo, pôde mostrar o que ensaiou durante o ano.

– Foi muito legal, eu mesmo não tive a oportunidade de  participar no dia 7. Agora vim e adorei. A gente mostrou o nosso trabalho. Ver o público gritando foi emocionante – comemorou Luis Felipe Alves de Almeida.

Neste ano, também houve desfile de convidados de outras cidades, como Fanfarra Glória Roussin, de Volta Redonda; Colégio Estadual República Italiana, de Porto Real; Centro Educacional Líbano Brasileiro, de Belford Roxo; e Banda Ases Indomáveis, de Duque de Caxias.

Você pode gostar

One thought on “Escolas municipais participam de desfile de aniversário de Resende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.