Aman e Cruz Vermelha atuam em mutirão na Grande Alegria

Voluntária da Cruz Vermelha orienta paciente em posto da Cidade Alegria

Começou na quinta-feira, dia 22, e prossegue neste sábado, dia 24, o mutirão de limpeza e combate à dengue na região da Grande Alegria, em Resende. Somente na manhã deste sábado, segundo a Prefeitura, o trabalho de fiscalização, limpeza e roçada de terrenos baldios está sendo realizado nos bairros Jardim Beira Rio, Nova Alegria, Jardim Aliança I e II e em parte do bairro Cidade Alegria, com um efetivo de 48 pessoas, 11 máquinas e 22 caminhões. Também, um carro pulverizador de combate à dengue está percorrendo os bairros.

Além da limpeza de terrenos, o mutirão realizado neste sábado e domingo, dia 25, também conta com o apoio da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Cruz Vermelha e vários setores da prefeitura, totalizando 500 pessoas. Enquanto os militares reforçam o trabalho dos agentes de saúde, passando de casa em casa para o trabalho de prevenção, a Cruz Vermelha trabalha no atendimento especial aos pacientes que chegam às unidades de saúde do bairro com suspeita da doença. Ainda assim, o principal posto de saúde se encontra lotado e alguns moradores reclamam na demora da entrega dos exames e divulgação do resultado.

– Estamos esperando há três horas aqui no posto e nada foi feito até agora, minha filha, meu marido e minha sobrinha estão com vários sintomas, como dor de cabeça, diarreia e vômito. E os exames foram feitos logo na hora em que chegamos. A semana inteira o atendimento não estava sendo realizado dessa forma que está hoje aqui no posto! – critica a auxiliar de limpeza Daniele Estevam.

Com o crescente número de casos de pessoas que comparecem ao posto, a Unidade Básica de Saúde da Cidade Alegria passou a priorizar desde quarta-feira, dia 21, o atendimento a casos suspeitos ou confirmados de dengue, muitas delas apresentando sintomas mais comuns da doença.Segundo a Secretaria de Saúde,as alterações não são definitivas, podendo ser mantidas ou sofrer novas mudanças, até que o avanço da doença seja controlado em toda a Grande Alegria.

Com a medida, várias especialidades que vinham sendo feitas na Cidade Alegria, foram remanejadas para os seguintes locais: Ginecologia, para o Posto Resende (no Centro Histórico); pré-natal e exames preventivos no Ambulatório de Especialidades da Cidade Alegria (na Rua das Azaleias, n°339); e Fisioterapia, realizada de segunda a sexta-feira, transferida para o Centro de Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, ao lado do Hospital de Emergência. Além disso, foi implantada no Posto da Cidade Alegria uma sala para observação e hidratação venosa de pacientes e um aparelho de hematologia, para exames de coletas de sangue.

Os trabalhos começaram às 8 horas e prosseguirão até às 17 horas. Neste domingo, as ações também acontecerão no mesmo horário.  A qualquer momento, voltamos com novas informações do balanço do mutirão de sábado.

Você pode gostar

One thought on “Aman e Cruz Vermelha atuam em mutirão na Grande Alegria

  1. Deviam estender esses mutirões em outros bairros também … Tipo São Caetano tem uma casa com suspeita de ter morcegos no forro já foram feitas várias ligações pro Zoonoze e falaram lá que é no pátio só não deram nome do setor responsável …. e ai como fazer esse contato sobre isso. a casa é na rua seis não me passaram o nº mais é só procurar nessa rua que todos informarão a casa .Isso também é cuidado com a saúde pública eu acho. Obrigado pela oportunidade de colocar aqui alguns dos problemas que são inúmeros. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.