Projeto no Rio facilita banho de mar de pessoas com deficiência

Sete anos depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) que afetou sua mobilidade, Dimas da Silva voltou a sentir neste sábado, dia 20, o prazer de um banho de mar. Ele foi um dos atendidos pelo projeto Praia para Todos, que retomou neste sábado as atividades nas praias de Copacabana e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a um dia do verão.  – Foi excelente, ótimo mesmo – declarou Dimas, depois de sair do mar.

A  ideia de levá-lo à praia foi da esposa, Wilma da Silva, na tentativa de diminuir o impacto que o sofrimento da doença causou ao aposentado.

– Com certeza foi um presente porque ele sempre gostou do mar. Ele está há sete anos muito deprimido – contou.

Promovido há sete edições, com apoio de patrocinadores, o projeto integra pessoas com deficiência e de baixa mobilidade à natureza e ao esporte. O sonho é tornar o banho de mar uma atividade simples e acessível a todas as pessoas, diz a  coordenadora do projeto Camila Vasconcellos. Nos pontos de atividades, os participantes podem fazer gratuitamente stand up padlle (SUP), participar de competições de vôlei sentado e de futebol de areia.

–  uma forma de proporcionar à pessoa com limitação uma assistência. As atividades melhoram a postura, o equilíbrio, além [de promover] o bem-estar dentro da água – disse.

O Praia para Todos atende cerca de 50 pessoas por dia entre as 9h e as 14h e conta com profissionais de educação física e fisioterapeutas. Os profissionais ficarão em Copacabana, entre os postos 5 e 6, e na Barra, próximo ao Posto 3, até 17 de maio.

Fonte: Agência Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.