Porto Real tem 1ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Porto Real deu o pontapé inicial para tratar de assuntos inerentes à criminalidade e violência, pois foi realizada na manhã do dia 24, na sede da Secretaria de Ordem Pública, a 1ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), órgão criado com o objetivo de reunir todas as instituições e lideranças dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais ligados diretamente às questões de segurança como o Poder Judiciário, Ministério Público e entidades de classe da sociedade civil. Composto por 22 integrantes, o GGIM teve como pauta a aprovação do regimento interno, a composição dos membros e a definição dos assuntos a serem discutidos nas próximas reuniões, que serão bimestrais. Estiveram presentes, além da prefeita Cida, que é a presidente do GGIM, o coordenador executivo composto pelo secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha Junior, o assessor de coordenação, Coronel César Augusto de Oliveira Lima, o presidente da Câmara Legislativa Municipal e demais autoridades.

Foram definidos membros para a composição do GGIM, entidades interligadas a organizações e direções dos órgãos públicos municipais como a prefeita municipal; secretário de Ordem Pública, secretário de Obras e Infraestrutura; secretário de Saúde, secretário de Educação; secretária de Assistência Social; secretário de Serviços Urbanos, Transporte, Turismo e Eventos, secretário de Meio Ambiente, secretário de Esporte, Lazer e Cultura, o comandante da Guarda Civil Municipal; delegado titular da 100ª Delegacia Legal de Polícia Civil; comandante do 37° Batalhão de Polícia Militar, comandante do 23° Grupamento de Bombeiro Militar; representante do Conselho Tutelar;presidente do Conselho Comunitário de Segurança; representante da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal;presidente da Câmara de vereadores; delegado titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher; delegado titular da Delegacia de Polícia Federal; diretor da Defesa Civil do município; representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e é assegurada a participação de um representante indicado por órgãos como o Poder Judiciário, o Ministério Público e Defensoria Pública.

Na reunião, foram debatidos assuntos como menores que consomem álcool e drogas em estabelecimentos comerciais; monitoramento por câmeras próximo às escolas e no município em geral e outros pertinente à segurança no município.

– A cada reunião serão discutidos assuntos inerentes à criminalidade e violência do município, queremos promover uma força-tarefa para combater o índice de criminalidade e assim tentar diminuí-lo, esse é só mais um passo para isso. O crime e a violência existem em todas as cidades, em todos os lugares do mundo, mas costumo dizer que a união faz a força, e é isso que estamos fazendo quando reunimos autoridades de todos os órgãos responsáveis pela segurança pública – declarou a prefeita Cida, presidente do GGIM.

– Essa primeira reunião representou um grande passo para consolidar o ordenamento público na cidade. Com o início dos trabalhos do GGIM a interação do município com os órgãos de segmento do estado vai ser possível, junto à implementação de ações mais contundentes contra a violência e a criminalidade. Em todo ambiente em que há convivência em sociedade existem os ilícitos e para manter a ordem precisamos de todos os envolvidos – endossa o secretário de Ordem Pública e coordenador executivo do GGIM, Aloísio.

O GGIM tem a competência de solucionar problemas relacionados a Ordem Pública no município.

– Nos reunimos com o conselho comunitário de segurança e demais autoridades ligadas à segurança que são aqueles que trazem as pendências. E um entrosamento de tudo isso permite que tratemos de assuntos de ordem pública do município – exclama o diretor de proteção e ordem pública e assessor de coordenação do GGIM, Coronel Oliveira Lima.

Fonte: Prefeitura de Porto Real

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.