No dia de hoje – 31 de janeiro

Entre as formas de entretenimento que já foram desenvolvidas ao longo da história, talvez a mais impressionante seja a mágica. Os truques de ilusionismo e a habilidade das técnicas dos mágicos, ao fazerem aparecer e desaparecer objetos diante do nossos olhos, confundindo os nossos sentidos, sempre nos deixaram e ainda nos deixam atônitos e boquiabertos. Essa prática, ou melhor, “essa arte” ou, ainda, “essa profissão”, tem um dia especialmente dedicado para ela: 31 de janeiro. Esse é o Dia Mundial dos Mágicos e está relacionado com a vida de um santo da Igreja Católica, São João Bosco.

O dia 31 de janeiro marca a data de falecimento de São João Bosco em 1888, na cidade de Turim. A escolha dessa data para homenagear os mágicos teria sido iniciativa de mágicos da Espanha, e o motivo principal era o fato de São João Bosco ter praticado truques de ilusionismo quando era adolescente a fim de ajudar nas despesas de casa.

Sabe-se que o ilusionismo era um tipo de entretenimento muito difundido e com grande recepção popular no século XIX. Muitos truques beiravam à fantasmagoria e confundiam-se com relatos de aparições espectrais, dada a eficácia de alguns dispositivos tecnológicos, como a lanterna mágica. Muitas pessoas seguiam a trilha dos grandes ilusionistas nessa época para levar diversão aos outros e obter alguma renda a partir disso. Esse era o caso de São João Bosco, que, além de ser considerado padroeiro dos mágicos, é também tido como padroeiro dos jovens.

Esse santo ficou conhecido, na vida adulta, por ser um dos maiores santos místicos da modernidade, na esteira dos espanhóis São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila. São João Bosco tornou-se notório pelas revelações que lhe eram apresentadas em visões e sonhos.

 

Fonte: Mundo Educação-UOL

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.