No Dia de Hoje – 27 de setembro

O Rio de Janeiro é uma das principais atrações turísticas do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 27 de setembro é celebrado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o Dia Mundial do Turismo. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979, e inicialmente celebrado em 1980.

A adoção desta data é considerada um marco no turismo global. O objetivo deste dia é aumentar a consciência sobre o papel do turismo na comunidade internacional e demonstrar como ele afeta os valores sociais, culturais, políticos e econômicos em todo o mundo.

Em sua 12ª Sessão em Istambul, Turquia, em outubro de 1997, a Assembleia Geral da OMC decidiu designar um país anfitrião a cada ano para atuar como parceiro da Organização na celebração do Dia Mundial do Turismo. Na sua décima quinta sessão em Pequim, China, em outubro de 2003, a Assembleia decidiu a seguinte ordem geográfica a ser seguida nas celebrações do Dia Mundial do Turismo: 2006 na Europa; 2007 no Sul da Ásia; 2008 nas Américas; 2009 na África e 2011 no Oriente Médio.

A ideia de celebrar a data foi de Ignatius Amaduwa Atigbi, então Secretário-Geral da Associação de Turismo da Nigéria (NTA), agora Corporação de Desenvolvimento do Turismo da Nigéria (NTDC), e Presidente da Comissão de Turismo da África (ATC). Seu esforço foi finalmente reconhecido por sua contribuição em 2009.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) é uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo, destinada a promovê-lo e desenvolvê-lo. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo, promovendo um turismo responsável, durável e acessível a todos, prestando atenção particularmente aos interesses dos países em desenvolvimento.

A Organização encoraja também a aplicação do Código Mundial de Ética do Turismo para assegurar-se de que os países membros, os destinos turísticos e as empresas do setor maximizem os efeitos econômicos, sociais e culturais positivos desta atividade recolhendo os frutos e reduzindo ao máximo as repercussões negativas sobre a sociedade e sobre o ambiente.

Sua sede é em Madrid, Espanha. A OMT conta como membros 158 países, 7 territórios e mais de 400 Membros Afiliados, representando o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo. Ela foi fundada em 1974, seguindo uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, e transformada em um órgão intergovernamental. Em 2003, tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas.

A OMT é considerada um fórum para tratar questões voltadas às políticas turísticas mundiais. A Organização Mundial do turismo é responsável pela promoção e decisão de desenvolvimentos do turismo sustentável, responsável e acessível mundialmente, sendo que esta organização dá atenção principalmente em países que se encontram em desenvolvimento.

TURISMO NO BRASIL E NO MUNDO
Enquanto atividade econômica, o turismo tem apresentado expressivo crescimento nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. A sua participação direta na composição do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é de 3,3%, ao passo que as atividades turísticas e todas as demais que elas movimentam somam uma expressiva fatia de 10,4%.

A OMT contabilizou, para o ano de 2019, um total de 1,5 bilhão de chegadas em todo o mundo. Esse movimento foi duramente afetado pela pandemia da covid-19, assim como o setor turístico como um todo. De acordo com a OMT, as chegadas encolheram em 86%. O continente em que houve maior retração do setor foi o asiático.

Levando em consideração os principais destinos turísticos mundiais, têm destaque as cidades e países da Europa, notadamente a França e a sua capital, Paris, e Londres, na Inglaterra. A Ásia é também um dos continentes mais visitados do mundo, com intenso fluxo de turistas em Hong Kong, Bangkok (Tailândia), Macau (China) e Singapura.

O Brasil recepciona somente 0,5% dos turistas do mundo, sendo mais comum no país o turismo doméstico, isto é, aquele realizado pelos próprios brasileiros de um local a outro dentro do território nacional. Os estados do Sudeste são aqueles que mais recebem e de onde partem os visitantes; em segundo lugar, está a região Nordeste.

Já os turistas estrangeiros vêm sobretudo da América do Sul – de países como Argentina, Paraguai e Chile – e dos Estados Unidos. Os destinos favoritos são Rio de Janeiro e Búzios (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP).

Fonte: Wikipédia, Vanguard e Brasil Escola

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.