No Dia de Hoje – 19 de agosto

Vista da entrada do Centro de Televisão (CDT) da Anhanguera (Foto: Reprodução)

No dia 19 de agosto de 1981 foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão, conhecido pela sigla SBT, uma das empresas do Grupo Silvio Santos e uma das principais emissoras de TV do país. Com 114 emissoras e 6 mil colaboradores espalhados por todo o Brasil, foi a primeira emissora a ter um profissional do mercado como proprietário, o apresentador Senor Abravanel, conhecido como Silvio Santos.

A emissora teve como sua primeira sede os estúdios da Vila Guilherme, na capital paulista, e desde os anos de 1990, passou a ocupar o Centro de Televisão da Anhanguera, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. O SBT surgiu após uma concorrência pública feita pelo Governo Federal à época para a criação de duas novas redes de televisão, a partir de algumas concessões cassadas da extinta Rede Tupi, sendo estas a de São Paulo (antiga matriz da Rede Tupi), a de Porto Alegre e a de Belém.

A rede foi fundada no mesmo dia em que o contrato de concessão foi assinado, sendo que o ato foi transmitido ao vivo pela emissora, fazendo com que esse fosse o seu primeiro programa exibido. É a segunda emissora em audiência, e que viveu seu momentos áureos nas duas primeiras décadas de existência, quando investiu pesado em filmes e séries, além de programas de auditório e novelas, tanto brasileiras quanto mexicanas.

Foi o período em que os trabalhos estiveram nas mãos de pessoas como Luciano Callegari, Guilherme Stoliar e José Roberto Maluf. Um tempo em que tinha-se como obrigação produzir bons conteúdos e alcançar ao menos dois dígitos de audiência, para assegurar necessário faturamento.

Nomes como Ratinho, Hebe Camargo, Eliana, Gugu Liberato e Celso Portioli fizeram ou fazem história dentro da programação da emissora, que atualmente é presidida por Renata Abravanel, uma das seis filhas de Silvio Santos.

Fontes: Flávio Ricco (R7), Portal do SBT e Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.