Estado gerou mais de 15 mil novos empregos formais em setembro, aponta Novo Caged

Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quarta-feira, dia 26, no mês de setembro, o estado do Rio de Janeiro gerou 15.382 novos empregos com carteira assinada. Foi o terceiro maior número da Região Sudeste, ficando atrás de São Paulo (61.167) e de Minas Gerais (23.723).

O grande destaque no Rio de Janeiro foi o setor de Serviços, com a abertura de 5.476 novos empregos formais em setembro, principalmente em atividades de informação, comunicação, financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Ainda, o setor de Construção também apresentou crescimento positivo, com saldo de 4.776 postos de trabalho abertos.

No acumulado de janeiro a setembro, o Rio de Janeiro já criou 168.345 empregos formais, número 26,1% maior que igual período de 2021. Com isso, o estado alcançou o número de 3.402.315 pessoas com carteira assinada.

Em setembro, o Rio de Janeiro foi o município que mais criou empregos formais (7.711), seguido de Duque de Caxias (1.056), Niterói (904), Macaé (736) e Angra dos Reis, que gerou 480 novos postos de trabalho.

Na análise mensal, também foi verificada a divisão por gênero, que mostrou que os homens ocuparam 60% das posições de trabalho, e as mulheres, 40%. Por idade, o maior saldo de vagas ficou entre as pessoas de 18 a 24 anos e, por escolaridade, a maioria dos postos de trabalho foi ocupada por pessoas com Ensino Médio completo.

A Região Sudeste, impulsionada pela alta criação de empregos e pelo bom desempenho dos estados, foi a que apresentou o maior número do país de novas vagas com carteira assinada. No total, foram 108.219 novos postos em setembro.

O Brasil também segue em curva ascendente na geração de empregos, já que todas as Unidades da Federação apresentaram saldo positivo no número de empregos formais criados em setembro. No total, foram geradas 278.085 novas vagas em todo o país, no mês. Com isso, o estoque de trabalhadores com carteira assinada alcançou novo recorde histórico, chegando a mais de 42,8 milhões de trabalhadores formais.

Todos os cinco grandes setores econômicos — serviços, indústria, comércio, construção civil e agropecuária — registraram saldos positivos. O maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de serviços, com saldo de mais 122.562 postos de trabalhos efetivos. O segundo maior crescimento ocorreu no setor do comércio (57.974), seguido da indústria (56.909), construção civil (31.166) e agropecuária (9.474).

Resende também apresentou saldo positivo na empregabilidade. O município das Agulhas Negras teve um estoque de mais de 35 mil trabalhadores com carteira assinada, com 1.245 admissões e 1.043 desligamentos, somando saldo positivo de 202 novos empregos, com um acumulado entre janeiro e setembro de 1.061 novos empregos.

O setor que mais empregou neste mesmo período foi também o de serviços, com 119 novos empregos formais; seguido da indústria, com 49 novos empregos, e da construção, com 29 novos empregos. Apenas o setor agropecuário apresentou saldo negativo em setembro em contratações (-2). Os dados podem ser consultados na página do Novo Caged na internet.

Foto: Carlos Magno/Reprodução

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.