
A manhã de votação deste domingo, dia 2, foi marcada por desorganização das filas formadas por eleitores cadastrados para votar no Colégio Municipal Getúlio Vargas, no bairro Cidade Alegria, um dos bairros de maior colégio eleitoral em Resende.
Segundo eleitores e acompanhantes, as filas começaram a se formar nas primeiras horas após a abertura das seções eleitorais, fazendo com que policiais tivessem que ajudar na organização. A doméstica Silvia Helena Conceição, que aguardava o filho de 21 anos terminar de votar, conta que houve demora no atendimento aos eleitores.
– Estou aqui aguardando desde 9h40 pelo meu filho (quase duas horas, no momento da entrevista era quase meio-dia). A seção 60 ficou um tempão sem chamar, pois eles também estavam chamando os eleitores de outras seções. E eles só chamam cinco por vez pra entrar na seção – respondeu a doméstica, que conseguiu ir embora pouco após a entrevista.
A situação só melhorou após o meio-dia, quando os policiais mudaram o local de concentração dos eleitores para dentro da instituição, para evitar o sol forte do lado de fora, mas as filas seguiam sendo formadas do lado de dentro. Ainda assim, não houve incidentes graves durante a votação nesses locais.
Contrastando com o colégio vizinho, a movimentação na Escola Municipal Abrahão Ribenboim seguiu tranquila e com filas pequenas dentro da instituição. A equipe do jornal BEIRA-RIO chegou a flagrar o momento em que um eleitor tentou entrar com bandeiras de candidatos, mas a situação foi resolvida rapidamente entre um fiscal e os seguranças.
ÔNIBUS LOTADOS
Como se não bastasse esperar por duas horas, alguns eleitores tiveram que esperar por aproximadamente uma hora pelo ônibus, e o pior, pagando a passagem no valor de R$ 4. A reportagem do jornal, que se preparava para chegar ao bairro Paraíso, também teve que esperar. “Isso é desumano com a classe mais baixa!”, reclamou a doméstica Efigênia Gonçalves, que aguardava o ônibus para o mesmo bairro.
O ônibus com destino ao bairro que também é um dos maiores colégios eleitorais do município chegou ao ponto por volta de 13h30. E pra piorar, o veículo estava lotado. Outro passageiro ficou indignado com a situação, e fez duras críticas às autoridades locais. No Paraíso, o local de votação visitado foi o Colégio Estadual José Medeiros de Camargo, onde a votação seguia normalmente, sem transtornos.


