Lula se emociona durante diplomação pelo TSE

Em seus discursos na cerimônia, Moraes e Lula criticaram atual governo e grupos antidemocráticos (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados na tarde desta segunda-feira, dia 12, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cerimônia presidida pelo presidente do órgão, ministro Alexandre de Moraes. A sessão solene destinada à diplomação dos eleitos teve direito a discurso de um Lula emocionado, e críticas conta grupos de atuação antidemocrática por parte de Moraes.

Em discurso durante a cerimônia, o presidente eleito fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL), sem, no entanto, citar nominalmente o adversário derrotado. Ele fez uma forte defesa da democracia.

– Essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos. Foi a disputa entre duas visões de mundo e de governo. De um lado, o projeto de reconstrução do país, com ampla participação popular. De outro lado, um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo de nossa história – discursou Lula.

Em outro momento, falou sobre o que chamou de “desmonte” promovido pelo atual governo. “Nestas semanas em que o Gabinete de Transição vem escrutinando a realidade atual do país, tomamos conhecimento do deliberado processo de desmonte das políticas públicas e dos instrumentos de desenvolvimento, levado a cabo por um governo de destruição nacional”, afirmou.

Ele também chorou emocionado logo no início do discurso ao lembrar que enfrentou questionamentos sobre não ter diploma de nível superior e, mesmo assim, chegar ao Palácio do Planalto. “Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder – para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário – o diploma de presidente da República”, disse Lula.

Lula também agradeceu àqueles que ficaram na vigília em Curitiba, durante a sua prisão: “Esse diploma que eu recebi não é o diploma do Lula presidente é o diploma de uma parcela significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país”.

CRÍTICAS DE MORAES
Durante o discurso que também realizou, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que o resultado das eleições de 2022 tem um duplo significado.

– Além do reconhecimento da regularidade e legitimidade da chapa de Lula e Alckmin, essa diplomação é a vitória plena e incontestável da democracia e do Estado democrático de direito contra a desinformação e o discurso de ódio proferido por diversos grupos organizados que, já identificados, serão integralmente, responsabilizados para que não retorne nas próximas eleições – disse Moraes.

O presidente do TSE foi enfático em reiterar que o Poder Judiciário trabalhará para a “integral responsabilização de todos aqueles que queriam subverter a ordem política criando um regime de exceção”.

Moraes disse ainda que os grupos antidemocráticos seguem uma “cartilha” autoritária e extremista daqueles que “no mundo todo não respeitam a democracia e o estado democrático de direito”. E afirmou que “extremistas criminosos não conhecem o poder judiciário brasileiro, que tem coragem, tem força, tem serenidade e altivez”. Disse ainda que não houve fraude nas eleições e o Poder Judiciário foi imparcial.

Fontes: TSE e Jota

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.