
Nesta quinta-feira, dia 18, foi divulgada mais uma pesquisa do Instituto Datafolha sobre as intenções de voto, que colocam mais uma vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral, com 47%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com 32%.
Já os demais candidatos estão bem atrás. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 7% dos votos. Em quarto, Simone Tebet (MDB) tem 2%; já Vera Lúcia (PSTU) aparece com 1%. Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros) e Léo Péricles (UP) não pontuaram.
Levando em conta a margem erro de dois pontos porcentuais do levantamento, Lula ainda mantém chances de ganhar em primeiro turno por uma margem pequena. Segundo o Datafolha, o petista soma 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos, forma usada pela Justiça Eleitoral para proclamar o vencedor do pleito.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael. A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios, entre 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento ainda mostra que Lula tem mais votos entre eleitores com renda de até 2 salários mínimos (55%); quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (56%); moradores da região Nordeste (57%); autodeclarados pretos (60%) e homossexuais ou bissexuais (69%).
Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os que tem renda superior a 10 salários mínimos (43%); moradores da região Norte (43%); autodeclarados brancos (38%) e evangélicos (49%).
REJEIÇÃO
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, também mediu a rejeição entre os presidenciáveis. O levantamento aponta que 51% não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro (PL) para presidente da República; já a rejeição a Lula (PT) fica em 37%. Ciro Gomes (PDT) e Roberto Jefferson (PTB) estão empatados em terceiro: 25% dizem que nunca votariam em cada um dos candidatos.
No levantamento anterior, o presidente tinha 53% de rejeição; e o ex-presidente, 36%. Bolsonaro oscilou para baixo e Lula oscilou para cima, ambos dentro da margem de erro.
Fotos: Ricardo Stuckert/Divulgação PT; Andre Penner/AP; Carla Carniel/Reuters; Suamy Beydoum/Agif/Estadão Conteúdo; Wagner Vilas/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Fontes: Seu Dinheiro e g1


