No Dia de Hoje – 23 de setembro

No dia 23 de setembro é celebrado em todo território nacional o Dia do Sorvete. A data comemorativa foi criada em 2002 pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis) e não foi aleatória: trata-se do fim do inverno e início da temporada de calor no Brasil, período em que as vendas de sorvete aumentam consideravelmente. Comerciantes e instituições brasileiras aproveitam esse dia para promover eventos, a fim de atrair a atenção do público e dar uma guinada nas vendas.

No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. O objetivo: fazer sorvete, claro! Os blocos de gelo foram armazenados com serragem em depósitos subterrâneos e conservados por aproximadamente cinco meses.

O sorvete começou a ser distribuído em escala industrial no país em 1941, quando nos galpões alugadas da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, no Rio de Janeiro, instalou-se a U.S. Harkson do Brasil, a primeira indústria brasileira de sorvete. Seu primeiro lançamento em 1942 foi o Eski-bon, seguido pelo Chicabon. Dezoito anos depois, a Harkson mudou o seu nome para Kibon.

Os anos se passaram e o sorvete caiu mesmo no gosto do brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvete (ABIS), em 2006 tivemos um consumo de 507 milhões de litros. Atualmente, o país ocupa o 12º lugar no ranking mundial de consumo de sorvete – em média, são consumidos 5,77 litros por pessoa.

Mas o campeão de consumo dessa gelada iguaria é a Nova Zelândia – em média, são consumidos 26,30 litros por pessoa. É importante destacar que o sorvete na Europa é consumido durante todo o ano – até mesmo no inverno.

Mas a capital do sorvete no Brasil é o município de Itápolis/SP. Lá, o trabalho dos sorveteiros conquistou o gosto popular e tornou a localidade conhecida em todo o país como o lugar onde se fabrica o melhor sorvete e de onde mais de 400 famílias migraram para instalar sorveterias em outros municípios.

Dessa forma, a Prefeitura de Itápolis e a Secretaria de Cultura e Turismo promoveram em 23 de setembro do ano passado, com o apoio da Associação Comercial, a Festa do Sorvete. A população itapolitana pode saborear o famoso sorvete de Itápolis na Praça Pedro Alves de Oliveira, onde o evento aconteceu reunindo familiares e amigos e as crianças puderam se divertir nos brinquedos infláveis. No final da tarde, 15 itapolitanos desafiaram seus limites participando da disputa “Quem toma mais sorvete”.

Foto: Reprodução/Internet

Fontes: Finamac, Invivo, Portal de Itápolis e CPT

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.