Mais segurança: câmeras do comércio serão ligadas a central da PM

Deputado Noel (de azul), que ajudou na articulação do projeto CDL Monitora, também assinou o acordo ao lado de Victor, do secretário da PM e do comandante do 37º BPM, além do primeiro tesoureiro Amendola (Fotos: Divulgação)

Foi assinado no final da manhã desta quinta-feira, dia 23, o Acordo de Cooperação Técnica entre a CDL de Resende e Itatiaia, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Polícia Militar, para a introdução do projeto CDL Monitora em Resende e região.

Criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Resende e Itatiaia (CDL), o projeto CDL Monitora tem como objetivo, segundo o presidente da instituição, Victor Gonçalves, instalar aproximadamente 200 câmeras de alta resolução para monitorar as áreas externas das lojas, não apenas de Resende, mas também de Itatiaia, Porto Real e Quatis.

O sistema está sendo custeado pela CDL, ou seja, sem custos para o estado, e funcionará pela internet, através de Wi-Fi. As imagens captadas serão armazenadas em nuvem, que é uma tecnologia que permite guardar dados na internet. O sistema oferece mais segurança e capacidade de armazenamento de dados, evitando que as imagens sejam perdidas.

A intenção é melhorar a segurança para os consumidores e lojistas dessas cidades. O projeto foi apresentado pela primeira vez, em dezembro do ano passado, pelo deputado estadual Noel de Carvalho (Solidariedade), e pelos diretores da CDL de Resende e Itatiaia, ao secretário estadual da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires. Ambos assinaram o acordo ao lado do presidente da CDL, com o deputado Noel e também o primeiro tesoureiro da CDL, André Amendola, e o comandante do 37º Batalhão da PM, tenente-coronel Willian Caldeira de Freitas, na condição de testemunhas.

O presidente da CDL afirmou que a iniciativa do projeto e a parceria com o Estado ajudarão a ampliar o processo de segurança no comércio de Resende e de municípios vizinhos.

– A gente vê que essa parceria vai permitir ampliar o monitoramento da segurança da cidade, pois será possível entregar as imagens para a polícia em tempo real e sem intermediário. O deputado (Noel de Carvalho) foi fundamental para que esta parceria acontecesse. Estávamos com dificuldades para apresentar o projeto. Vamos inicialmente trabalhar com 50 câmeras, e à medida em que os empresários aderirem, ampliaremos esse processo para termos a cidade mapeada. Além de Resende, os comerciantes de Penedo (Itatiaia) também nos procuraram para fazer o credenciamento – completa Victor.

O deputado Noel de Carvalho, que viabilizou essa parceria, falou do trabalho que vem sendo realizado há meses. “Desde o ano passado estou me reunindo com a CDL, que teve essa ideia maravilhosa de criar um programa de monitoramento em Resende e Itatiaia. A segurança pública é fundamental não apenas para os empresários, mas para toda população. Agora estou apresentando o projeto para as CDLs de outros municípios da região”, concluiu o deputado que virou o padrinho do projeto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.