Primeira edição de 2020 do Resende Cidadã será no Júlio Verne

No próximo sábado, dia 7, acontece a primeira edição do ano do projeto de ação social Resende Cidadã, na Escola Municipal Júlio Verne, entre as 9 e 12 horas. A ação ocorre uma vez por mês e visa oferecer atendimentos públicos gratuitos e atrativos de cultura e lazer, estimulando o exercício da cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços públicos.

A novidade para esta edição é que haverá uma oficina de produção de sabão ecológico para uso doméstico. A atividade faz parte do trabalho de produção inclusiva desenvolvido nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, que tem como objetivo capacitar os usuários para a geração de renda.

Além da oficina, a programação também inclui um aulão aberto do projeto Melhor Idade + Ativa, da Secretaria de Esporte e Lazer, previsto para começar às 9h30; Em seguida, às 10h, é a vez do judô, da Secretaria de Esporte, se apresentar; e a partir de 10h30 terá contação de histórias, realizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) – por meio da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio. Às 11h, acontece a apresentação da fanfarra da Corporação Musical Júlio Verne (Comjuver).

O projeto ainda tem orientação jurídica fornecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Estácio de Sá, a gratuidade de certidões e carteiras de identidade da Fundação Leão XIII, o projeto de incentivo à leitura Árvore do Saber, da Casa da Cultura, a aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientações e campanhas da equipe da Atenção Básica de Saúde, e os trabalhos de orientação e campanhas do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Médio Paraíba II.

O projeto Resende Cidadã conta com a participação de parceiros, órgãos e serviços municipais como o Cras Lavapés; Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher); Coordenadoria da Mulher; Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas); Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); Ouvidoria da Prefeitura; Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos); e CadÚnico (Cadastro Único).

Criada no ano de 2013 como Balcão de Direitos, a ação social passou por reformulação em 2019, e já está em sua oitava edição. O evento, que acontecerá entre 9h e meio-dia, é desenvolvido pela Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, ligada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A Escola Municipal Júlio Verne fica na Rua Euridice Paulina de Almeida, no bairro Vicentina II.

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Foto: Carina Rocha/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.