No Dia de Hoje – 22 de maio

Ariana Grande, que não se feriu, realizou no mesmo ano evento beneficente em prol das vítimas e seus familiares (Fotos: Reprodução/Internet)

No dia 22 de maio de 2017, pelo menos 22 pessoas morreram e outras 112 ficaram feridas após um atentado terrorista ocorrido em Manchester, no Reino Unido. Uma dupla explosão aconteceu no exterior da Manchester Arena após um show da cantora pop norte-americana Ariana Grande, por um homem bomba, na noite do evento.

O incidente ocorreu após o final do concerto, parte da “Dangerous Woman Tour”, realizado pela artista. A estação Manchester Victoria foi evacuada e fechada, e os serviços cancelados. A cantora não sofreu ferimentos. Pouco tempo depois, em seu Twitter, Grande afirmou que estava “devastada” com o ocorrido e veio a cancelar sete datas de sua turnê mundial, até o show de 5 de junho.

Mais tarde, o grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) se declarou responsável pelo atentado. O autor do crime foi identificado como Salman Abedi, um homem de 22 anos, que era conhecido das autoridades. Salman é natural de Manchester, filho de imigrantes líbios, nascido em uma família de “muçulmanos devotos” sem laços com movimentos extremistas.

Um dos motivos do atentado seria a participação britânica na guerra contra o EIIL no oriente médio. Subsequente ao ocorrido, diversas pessoas foram presas pela polícia acusadas de envolvimento com células terroristas. Em março de 2020, o irmão do homem-bomba, Hashem Abedi, foi considerado culpado de 22 acusações de assassinato em relação ao ataque.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que o incidente era um “horrível atentado terrorista” e convocou uma reunião de gabinete. Já o prefeito de Manchester, Andy Burnham, disse que o ato era “maligno” e prestou solidariedade as vítimas. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, também condenou o ataque e ordenou que a segurança na capital inglesa fosse reforçada. Os partidos políticos britânicos envolvidos na eleição de 2017 suspenderam as suas campanhas. A rainha, Elizabeth II, igualmente mostrou seu pesar com a situação.

Mensagens de condolências e solidariedade foram expressas por líderes e representantes de governos de vários países, como Alemanha, Armênia, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Índia, Irã, Israel, Japão, Malásia, Noruega, Palestina, Países Baixos, Portugal, Quênia, Rússia, Singapura e Suécia.

No dia 26 de maio, a artista anunciou que ela organizaria um concerto benéfico em Manchester para as vítimas do ataque, o “One Love Manchester”, um concerto beneficente instituído pela cantora em resposta ao atentado à bomba. O evento, transmitido ao vivo pela BBC One, ocorreu em 4 de junho de 2017, no estádio Old Trafford Cricket Ground, localizado em Old Trafford, área metropolitana de Manchester, com apresentação de Sara Cox e Ore Oduba, e contou com a presença de 50.000 pessoas.

Atentado deixou 22 pessoas mortas e outras 118 feridas

As estrelas convidadas foram Justin Bieber, Black Eyed Peas, Coldplay, Miley Cyrus, Niall Horan, Little Mix, Katy Perry, Take That, Usher, Imogen Heap, Pharrell Williams, Robbie Williams, e Liam Gallagher.

Os rendimentos do evento beneficiaram o We Love Manchester Emergency Fund, que foi estabelecido pelo Manchester City Council e pela Cruz Vermelha Britânica, após o atentado de 22 de maio, em prol das vítimas e suas famílias. A Cruz Vermelha Britânica informou que recebeu mais de £ 10 milhões (US$ 13 milhões) em doações nas 12 horas seguintes ao concerto.

Apesar da diferença de fuso horário, diversas emissoras, de pelo menos 50 países, transmitiram o concerto ao vivo, o qual foi simultaneamente transmitido ao vivo por diversas plataformas digitais, incluindo Twitter, Facebook e YouTube. No Brasil, o concerto foi transmitido ao vivo pelo canal Multishow.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.