No Dia de Hoje – 17 de outubro

Data celebrada desde 1992 destaca a importância na erradicação da pobreza que assola vários países, incluindo o Brasil (Foto: Cristiano Mariz/Reprodução Revista Veja)

O dia 17 de outubro é considerado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, uma celebração internacional comemorada todos os anos nesta data em todo o mundo. A primeira comemoração do evento ocorreu em Paris, França, em 1987, quando 100 mil pessoas se reuniram na Praça dos Direitos Humanos e Liberdades em Trocadéro para homenagear as vítimas da pobreza, fome, violência e medo na inauguração de uma pedra comemorativa do Padre Joseph Wresinski, fundador do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo.

Em 1992, quatro anos após a morte de Wresinski, a Organização das Nações Unidas designaram oficialmente 17 de outubro como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. No início de sua carreira como ativista, Wresinski reconheceu que os governos tendiam a ignorar a situação daqueles que viviam na pobreza, levando a sentimentos de rejeição, vergonha e humilhação. Como resultado, um dos principais objetivos do dia é reconhecer as lutas dos pobres e fazer com que suas vozes sejam ouvidas por governos e cidadãos comuns. A participação das pessoas mais pobres é um aspecto importante da observância do dia.

A Assembleia Geral da ONU, oficializou posteriormente que 1996 seria o Ano Internacional para a Erradicação da Pobreza, que destinava-se a empreender o esforço concentrado dos países em programas comuns de debate e busca de soluções planetárias sobre este problema específico. A proclamação ocorreu na 86ª reunião plenária, de 21 de dezembro de 1993.

A Resolução 47/196, de 22 de dezembro de 1992 instituíra o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza dentre as datas oficiais da ONU. Diversas outras resoluções deste organismo versavam sobre a cooperação internacional na erradicação da pobreza (a exemplo das resoluções 43/195 de 20 de dezembro de 1988, 44/212 de 22 de dezembro de 1989, 45/213 de 21 de dezembro de 1990 e as 46/141 e 47/197 dos anos seguintes)

A resolução reconhecia a pobreza como um problema complexo e multidimensional, com origens tanto em a órbita interna como internacional, e sua erradicação em todos os países, especialmente naqueles em desenvolvimento, era uma das prioridades da década de 1990 para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Notava que os esforços feitos em níveis nacionais e internacionais precisavam ser ampliados para assegurar a erradicação da pobreza, em particular nas nações menos desenvolvidas como os países africanos e aqueles outros onde a pobreza faz-se concentrada.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.