No Dia de Hoje – 17 de novembro

Ex-governador Cabral (ao fundo) no dia em que foi preso pela Polícia Federal, em 2016 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

No dia 17 de novembro de 2016 foi deflagrada no estado do Rio de Janeiro a Operação Calicute, por parte da Polícia Federal. Considerada a 37ª fase da Operação Lava Jato, teve como principal alvo o ex-governador do estado, Sérgio Cabral Filho, sob a acusação de cobrança de suborno em contratos com o poder público. O nome da operação é uma referência à cidade de Calicute, na costa da Índia, local de uma derrota do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, em um episódio conhecido como “A Tormenta de Calicute”.

A Calicute apurava crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa nas obras para a urbanização em Manguinhos (PAC Favelas), construção do Arco Metropolitano e reforma do estádio do Maracanã para a Copa de 2014. Entre 1º de agosto de 2014 a 10 de junho de 2015, quase 40 milhões de reais teriam sido movimentados no Brasil, enquanto mais de 317,8 milhões de reais teriam sido movimentados no exterior, entre depósitos em contas, diamantes guardados em cofres e quatro quilos e meio de ouro.

Posteriormente, ela foi desmembrada pelo Supremo Tribunal Federal e se juntou à Operação Radiotividade, no Rio de Janeiro, conduzida pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7º vara federal do Rio.

A Calicute também teve outros desdobramentos. Em janeiro de 2017, surgiu a Operação Eficiência, que prendeu o empresário Eike Batista sendo um desdobramento da Calicute. Sérgio Cabral também foi alvo da Eficiência, e teve um mandado de prisão expedido pelo juiz federal Marcelo Bretas, e no mês seguinte, a Operação Mascate, que prendeu um operador financeiro de Cabral. Em março de 2017, a PF deflagrou a Operação Tolypeutes, que investigou pagamento de propina sobre contratos da linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.

E em 11 de abril de 2017, foi deflagrada a Fatura Exposta, quando agentes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal prenderam Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do governo Sérgio Cabral, e os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita.

Atualmente, Cabral segue preso no pavilhão Bangu 8 do Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A Calicute foi a primeira operação deflagrada na qual ele foi investigado. Somadas, as penas do ex-governador pelos crimes cometidos desde a operação chegam no momento a mais de 280 anos de prisão e ainda podem aumentar, pois há outros crimes sob investigação.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.