No Dia de Hoje – 25 de fevereiro

No dia 25 de fevereiro de 1925, foi criada a “Biblioteca Municipal de São Paulo”, tendo como fundo o acervo da biblioteca da Câmara Municipal. A instituição só seria aberta à comunidade em janeiro de 1926, em um casarão da Rua Sete de Abril, no centro da cidade, com um acervo de quinze mil volumes, ainda sob a gestão de Firmiano de Morais Pinto.

Conhecida também como Biblioteca Mário de Andrade (BMA), está localizada no centro de São Paulo, sendo a primeira e é a principal biblioteca pública da cidade. Consolidou-se ao longo de sua história como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Seu edifício-sede é considerado um dos marcos arquitetônicos do estilo art déco na cidade, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é reconhecido como um marco da nesta arquitetura, a qual é um estilo popular no século XX e recebeu grande influencia do movimento artístico cubismo.

Detentora do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país – atrás somente da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a BMA é, por excelência, o órgão depositário de todos registros histórico-culturais da cidade de São Paulo. Seu acervo conta com aproximadamente 3,3 milhões de títulos, cobrindo todas as áreas do conhecimento humano, e conserva um amplo conjunto de incunábulos, manuscritos, brasiliana, gravuras, mapas e outras obras raras, majoritariamente produzidas entre os séculos XV e XIX.

Após a conclusão da reforma da sede da biblioteca em outubro de 2010, a Biblioteca Mário de Andrade reabriu integralmente em uma festa com mais de três mil pessoas no aniversário de quatrocentos e cinquenta e sete anos da cidade de São Paulo, em 2011. O sistema autônomo instalado é capaz de fazer o agendamento da retirada e da devolução de volumes através da leitura do código de barras do livro escolhido.

Nos anos seguintes, foram criados em 2013, o projeto de abertura vinte e quatro horas da Biblioteca Mário de Andrade (BMA 24h) concebido a partir da demanda de seus frequentadores pela extensão dos horários de atendimento, principalmente na Circulante, que acabou extinto pela Secretaria de Cultura em abril de 2017, tendo como justificativas, a racionalização do gasto público, a frequência e a quantidade de movimentações do acervo que, segundo sua análise, tinha 97% de incidência no horário das 8h às 22h.

E no ano de 2014, a partir da aprovação da Lei 15.052, que incentiva a Biblioteca Mário de Andrade a oferecer uma programação cultural diversificada, visando suprir as manifestações e demandas da sociedade, foi iniciado em 2014, em parceria com o Clube do Mecenas, o Teatro na Mário. A programação cultural foi renovada nos anos de 2015 e 2016. A periodicidade das apresentações aumentou, passando de datas quinzenais em 2014 para semanais, às 20h das segundas-feiras, em 2015 e 2016.

Foto: Wilfredor/Reprodução

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.