No Dia de Hoje – 9 de janeiro

Foi anunciado em 9 de janeiro de 2007, pelo CEO da Apple, Steve Jobs, o iPhone. O aparelho celular é uma linha de smartphones desenvolvidos e comercializados pela Apple, sendo até hoje o único smartphone a operar com o sistema operacional móvel iOS. A primeira geração foi lançada em 29 de junho de 2007, e desde então, a empresa tem lançado novos modelos anualmente, sendo os iPhone 13, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max, iPhone 13 Mini e iPhone SE (2ª geração) os modelos mais recentes.

A linha ‘13’ do iPhone foi anunciada a 14 de setembro de 2021 na conferência anual da Apple, a partir do Apple Park, na Califórnia. Os novos Smartphone foram lançados a 24 de setembro. Alguns modelos mais antigos já pararam de ser produzidos. Apesar disso, os iPhones 4S respondem pela maior base instalada no Brasil: 35,1% dos brasileiros que tem iPhone utilizam esse modelo, seguidos pelos proprietários de iPhones 5S (17,8% da base instalada), segundo informações da Kantar Worldpanel.

No Brasil, a primeira versão do telefone (chamada popularmente de 2G) não foi lançada. Na sua segunda versão, o iPhone 3G, começou a ser vendido no mercado brasileiro, a partir de 26 de setembro de 2008. As vendas do iPhone mundialmente já ultrapassaram 160 milhões de unidades, o que já faz dele o produto tecnológico portátil mais vendido da história, superando ícones como o iPod (da própria marca), o Walkman da Sony e o GameBoy da Nintendo.

Conversas entre a empresa e a Foxconn, fabricante dos produtos da Apple no Taiwan e que possui uma fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo, indicavam que a empresa queria fabricar parte de seus produtos no Brasil. Os planos incluiriam o iPhone, o MacBook, o iPad e o iPod. As conversas entre a Apple e a Foxconn tiveram início em meados de 2009, interromperam-se no final do ano e intensificaram-se em abril de 2010.

Com a produção local do iPhone, a Apple passaria a importar os componentes e com isso reduziria a carga de impostos que hoje incidem sobre o produto. Cálculos iniciais das operadoras indicam que haveria uma redução de 15% nos custos, algo que, teoricamente, deixaria o preço do aparelho produzido no Brasil cerca de 10% mais alto que na China. A parceria começou no ano seguinte, sendo que em 2015, a Apple iniciou a fabricação do iPhone 6 em território brasileiro. Em 2017, porém, a parceria se desfez. Um do motivos foi a falta de rentabilidade do investimento, já que produzir os aparelhos da Apple por aqui é muito mais caro do que realizar o mesmo procedimento na China.

A Apple também vinha perdendo no mercado brasileiro. Em 2016, por exemplo, o setor de tablets viu o seu segundo ano de queda consecutiva, diminuindo em 32%. Já no que diz respeito ao iPhone, o aparelho da Maçã teve sua participação diminuída pela metade entre março de 2016 e o mesmo mês deste ano.

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Fontes: Wikipédia, Tudo Celular e Tecmundo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.