No Dia de Hoje – 30 de novembro

Parlamento de Bridgetown, a capital da nova república de Barbados (Foto: Regani/Reprodução)

No dia 30 de novembro de 2021, Barbados, país insular nas Pequenas Antilhas das Índias Ocidentais, na região caribenha das Américas, se tornava uma nova república. O fato ocorreu exatamente 55 anos após sua independência do Reino Unido. Sua primeira presidente, Sandra Mason, tomou posse no mesmo dia.

A nação foi descoberta por navegadores espanhóis no final do século XV, entrando para o domínio da Coroa espanhola. Barbados é identificada pela primeira vez em um mapa espanhol de 1511. Os portugueses passaram a visitar a ilha a partir de 1536, mas não a ocuparam.

O primeiro navio inglês a deslocar-se para a região, o Olive Blossom, chegou a Barbados em 1624, quando os ingleses tomaram posse em nome do rei James I. Em 1627, os primeiros colonos permanentes chegaram da Inglaterra, tornando Barbados uma colônia britânica.

Rihanna é a cantora e artista mais conhecida de Barbados (Foto: Reprodução/Flickr)

Manteve-se como colônia até 1966, ano de sua independência política. Membro da Comunidade Britânica e tendo o monarca inglês como chefe de estado, o país foi governado por um primeiro-ministro apoiado pelo Senado e pela Assembleia até se tornar república.

Barbados é a mais oriental das ilhas do Caribe. Tem 34 km de comprimento e 23 km de largura, cobrindo uma área de 432 km². Situa-se na parte ocidental do Atlântico Norte, 100 km a leste das Ilhas de Barlavento e do Mar do Caribe. Também fica a leste de Windward, parte das Pequenas Antilhas, a aproximadamente 13° N da linha do equador, a cerca de 168 km a leste de outros dois países, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas; 180 km a sudeste da Martinica e 400 km a nordeste de Trindad e Tobago. Sua capital e maior cidade é Bridgetown.

O país também é conhecido no mundo por ter uma artista de renome mundial, Rihanna. Vencedora de 9 Grammys, vendeu 60 milhões de álbuns pelo mundo e mais de 215 milhões de singles, 105 milhões de singles só nos Estados Unidos, sendo a cantora a artista mais conhecida de Barbados. Em 2009, ela foi nomeada como Embaixadora Honorário da Juventude e da Cultura de Barbados, pelo então primeiro-ministro, David Thompson.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.