No Dia de Hoje – 25 de agosto

No dia 25 de agosto de 1803 nasceu o militar Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Conhecido como “O Pacificador” e “O Duque de Ferro”, também foi político e monarquista. Como militar, herdou a carreira do seu pai e tios. Lutou em várias guerras que o Brasil esteve presente, inclusive pela independência do país de Portugal, no ano de 1823 e depois passou três anos na Cisplatina enquanto o governo tentou resistir sem sucesso contra a secessão da província. Ainda permaneceu leal ao imperador Pedro I durante protestos em 1831, apesar de seus familiares terem abandonado o monarca, que abdicou em favor de seu filho Pedro II, a quem Caxias serviu como mestre de armas.

Caxias também comandou as forças lealistas de 1839 a 1845 na supressão de revoltas como a Balaiada, as Revoltas Liberais e a Revolução Farroupilha. Sob seu comando, o Exército do país derrotou a Confederação Argentina em 1851 na Guerra do Prata. Uma década depois, na condição de Marechal, ele novamente liderou as forças brasileiras para a vitória, desta vez na Guerra do Paraguai, e foi elevado a nobre, tornando-se sucessivamente barão, conde, marquês e, por fim, a única pessoa a receber um título de duque durante o reinado de Pedro II.

Caxias foi membro do Partido Regressista na década de 1840, que depois se tornou o Partido Conservador. Foi eleito senador em 1846 e dez anos depois virou o Presidente do Conselho de Ministros. E também ocupou o cargo novamente durante um breve período entre 1861 e 1862. Durante as décadas seguintes, Caxias viu seu partido crescer, alcançar seu apogeu e entrar em declínio por conta de conflitos internos. Voltou à presidência do conselho pela última vez em 1875 e ficou até 1878, porém exerceu mais uma presidência figurativa. Caxias morreu em maio de 1880.

Pantheon de Caxias abriga os restos mortais de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

Devido a sua importância, e considerado o maior oficial militar da história do Brasil, foi designado como o patrono do Exército Brasileiro, e dentro da data de seu nascimento passou a ser celebrado o Dia do Soldado. A data exalta o posto inicial da carreira militar, sendo seguido de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel, e por fim, coronel.

Para se tornar um soldado é necessário ter disciplina, coragem e muita dedicação. Uma das características mais importantes dessas figuras é a honra que carregam por defenderem a Pátria. Em território brasileiro, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil. Embora não seja obrigatório para as mulheres, elas também podem seguir carreira militar.

Confira outros fatos e curiosidades que aconteceram em outras datas:

No Dia de Hoje – 24 de agosto

No Dia de Hoje – 23 de agosto

No Dia de Hoje – 22 de agosto

Fotos: Sébastien Auguste Sisson/Nossa História e Andrevruas

Fontes: Wikipédia e Calendarr

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.