Mutirão da Dengue no bairro Cabral em meio a epidemia

Foto: Jorge Trindade

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 9 de abril, foram confirmados em Resende 197 casos de Dengue, sendo que 431 notificações ainda aguardam resultado de exame. O Paraíso lidera o número de casos confirmados, com 42; seguido da Liberdade, com 22, e Cidade Alegria, com 13. O bairro Cabral teve 45 casos notificados e oito casos confirmados até o momento.

Como forma de combater o crescente número de casos da doença, o Mutirão de Combate à Dengue acontece neste sábado, dia 13, no bairro Cabral. Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão no local, das 8h às 13h, recolhendo materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da Dengue.

Os trabalhos serão realizados com o apoio de oito caminhões e duas máquinas retroescavadeiras, além do carro “fumacê”, que também percorrerá as ruas do bairro durante o mutirão.

O coordenador de Combate à Dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Márcio Luciano Mendes, destacou que 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências. Por isso, ressalta que a população deve redobrar a atenção para evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d’água sempre fechadas.

— O trabalho da Prefeitura não é eficaz se não houver a participação da comunidade. E o índice de reincidência é muito alto. Os agentes do CCZ passam nas residências, encontram larvas, fazem o controle e quando retornam na inspeção seguinte, a situação continua a mesma, reforça o coordenador.

Fonte: Assessoria de comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.