Itatiaia altera cronograma da segunda dose de imunização contra Covid-19

Depois de Barra Mansa ser obrigada na semana passada a mudar seu cronograma de aplicação da segunda dose por causa da escassez de vacinas da Coronavac, mais um município, da Região das Agulhas Negras, foi obrigado a recorrer à mesma manobra.

Nesta segunda-feira, dia 3, o setor de Imunização, da Secretaria de Saúde de Itatiaia, informou que foi necessário rever o cronograma de imunização da segunda dose dos idosos com 66, 65 e 64 anos, que receberiam esta semana (terça e quarta-feira), o reforço da Coronavac, contra a Covid-19.

A coordenadora de Imunização, Andrea Millen Penedo, explica que neste domingo, dia 2, o município recebeu, do Governo Federal, a quantidade de doses de Coronavac abaixo da esperada.

– Nossa expectativa era termos recebido 598 doses e recebemos 100. Por esse motivo, teremos que remarcar a imunização desses moradores. Nós seguimos a recomendação da assessoria estadual de marcar o retorno dos idosos para três semanas. Em nenhum momento, utilizamos a remessa que estava guardada para dose 2 em ninguém como primeira dose. Porém, não fomos reabastecidos com quantitativo para a segunda dose. Utilizamos o que tínhamos armazenado até sexta-feira passada – destacou.

A coordenadora acrescenta que a previsão é que novas doses da Coronavac sejam entregues ao município, neste fim de semana e que serão todas utilizadas para a segunda dose desses moradores. “A expectativa é a partir do dia 10, realizarmos a segunda dose dos idosos que não serão contemplados na data que estava marcada”. A nova data para o reforço será divulgada assim que as doses chegarem a Itatiaia.

Ela afirma que não haverá prejuízo na eficácia da vacina e o esquema vacinal não será perdido, mas reforça de que é preciso continuar com os cuidados e distanciamento. Em relação à Coronavac, os estudos de eficácia utilizaram janela de 14 a 28 dias para receber a segunda dose.

Na semana passada, o Setor de Imunização realizou a segunda dose de 850 idosos com idade entre 71 e 67 anos e nesta segunda-feira, 108 pessoas foram imunizadas também com a segunda dose. A vacinação dos moradores diabéticos, imunossuprimidos e com obesidade mórbida, com idade entre 18 e 59 anos, está sendo realizada normalmente durante toda a semana com a vacina Astrazeneca.

FALTA DE INSUMO
A escassez de vacinas da Coronavac registrada em Itatiaia e demais municípios do estado do Rio de Janeiro se deve, segundo o Instituto Butantan, que distribui os lotes da Coronavac no país em parceria com a Sinovac, à falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) registrada no dia 7 de abril. O instituto, em sua página na internet, anunciou que já está normalizando as entregas das doses, produzidas a partir dos 3 mil litros de IFA que chegaram da China no dia último dia 19.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.